Priscila Nader Priscila Nader 8/01/2015

Dicas para quem vai viajar para o exterior

viagemOlá internautas da ACESSA.com. Na coluna deste mês, vou dar dicas para quem vai viajar pelo exterior. Confira e boa viagem!

Verificar quais são os documentos necessários. Viagem para os países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, brasileiros podem embarcar com a carteira de identidade civil (RG), desde que o RG tenha menos de 10 anos de emissão e que a foto seja atual. Outros documentos com foto, como CNH e carteiras profissionais ou funcionais, que valem no nosso território nacional, não são aceitos para embarque internacional. Para outros países é importante verificar se o passaporte está dentro da validade, muitos países exigem no mínimo seis meses de validade para que possa entrar em seu território. Identificar se será exigido visto para entrada com antecedência, porque os processos costumam ser burocráticos e, em alguns casos, demorados. Se for preciso, tomar as vacinas indicadas. Devemos ficar atentos, visto que seu destino final pode não exigir nenhuma vacina específica, mas se no país que o avião fará conexão for solicitado, o passageiro deve estar munido do documento que comprove a vacina solicitada. Menores de idade desacompanhados dos pais devem estar com a autorização de embarque de menores, que pode ser retirada no site da Polícia Federal, pelo site. Mesmo quando viajando com apenas um dos pais é necessário apresentar o documento no check-in, este deve ser com firma reconhecida em cartório.

- As passagens aéreas podem ser compradas diretamente no site das companhias aéreas ou em agências de turismo. Nas agências de turismo você vai acabar pagando uma taxa a mais pelo serviço, mas vale a pena, pelo conforto e segurança de ter com quem reclamar ou pedir ajuda caso algo saia do planejado. Mas pra quem não se importa em fazer tudo sozinho, além dos sites das companhias aéreas existem sites que buscam a menor tarifa entre todas as empresas, é o ideal para conseguir um preço mais em conta.

-No aeroporto, você deve procurar o balcão da companhia aérea em que você irá viajar para fazer seu check-in. Para voos internacionais, o recomendado é chegar com duas horas de antecedência para o check-in. Este procedimento nada mais é do que a confirmação da sua passagem, isto é, o momento em que você vai escolher o assento, despachar as bagagens e pegar seu cartão de embarque. O cartão de embarque possui informações importantes: o número do seu voo, o portão onde você deve embarcar e o horário da decolagem. Confira se seu nome e número de documento estão corretos. Normalmente você tem direito a despachar duas malas que podem pesar até 32kg cada, e levar consigo uma bagagem de mão, mas isso pode variar de acordo com a companhia aérea. Não é permitido que você leve na bagagem de mão objetos cortantes ou perfurantes, portanto estes devem ser despachados nas outras bagagens. Medicamentos somente com prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção de raio-X. Líquidos, géis e pastas devem ser conduzidos em uma embalagem plástica transparente de até um litro (aproximadamente 20cm x 20cm), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100 ml. Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios. Depois de despachar as bagagens, caso haja excesso de peso do permitido, será cobrado um valor de acordo com o mesmo. O check-in também pode ser feito pela internet ou nos totens no aeroporto. Fique atento ao horário de embarque, para que não perca seu voo. Na sala de embarque você vai passar pelo raio-x e se dirigir ao portão do seu voo, para aguardar a hora de embarcar. Antes de embarcar, o funcionário vai conferir seu cartão de embarque e seu documento. No avião, identifique seu assento, o número significa a fileira e a letra, a posição da poltrona. Guarde a bagagem de mão no compartimento ou debaixo da sua poltrona. Antes da decolagem a comissária irá passar algumas instruções de segurança. No desembarque no destino final, você será direcionado para o local onde vai retirar as bagagens, normalmente é uma esteira em que as malas ficam passando, confira seu nome na etiqueta e se sua bagagem não está danificada. Caso haja algum problema, será necessário abrir uma reclamação para conserto ou reembolso, fique atento! Nos casos de conexão, você vai trocar de avião, mas sua bagagem será transferida entre os aviões pelas companhias aéreas. Na cidade da conexão, os funcionários irão orientar os passageiros de acordo com o destino de cada um.

- Chegando ao destino final, esteja com o passaporte brasileiro em mãos, para agilizar seu atendimento no controle migratório. Atente à sinalização na área de desembarque internacional, pois ela o conduzirá ao local específico de atendimento ao cidadão brasileiro.

Mais dicas

- Lembre-se que no avião pode fazer mais frio, principalmente em voos noturnos.

- Evite ficar com as pernas cruzadas, provavelmente serão muitas horas de voo e isso pode prejudicar sua circulação.

- É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar "meio surdo", para melhorar tente simular bocejos ou masque um chiclete – esse movimento mastigatório alivia a sensação de "ouvido tampado".

E boa viagem!


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar.

ACESSA.com - Dicas para quem vai viajar para o exterior