Artigos cient?ficos Textos menores que as monografias, os artigos cient?ficos s?o produ?es acad?micas importantes no curr?culo

Clique no ?cone ao lado e ou?a o que a professora Vanda Arantes do Vale comenta sobre a produ??o de artigos cient?ficos.

veja
S?lvia Zoche
Rep?rter
29/11/2006

Foto ilustrativa 
de uma pessoa digitando um artigo cient?fico em seu computador At? dia 28 de fevereiro de 2007, a Revista Brasileira de P?s-Gradua??o (RBPG) recebe artigos cient?ficos que ser?o avaliados para uma poss?vel publica??o na edi??o n? 7. A revista aborda temas relevantes para o desenvolvimento da p?s-gradua??o brasileira. Mas, afinal, o que ? um artigo cient?fico? Qual a sua finalidade? O que ? necess?rio para publicar?

Para muitos, as respostas para estas e outras perguntas est?o na ponta da l?ngua, mas alguns estudantes na gradua??o, independente de ?rea, e at? rec?m formados que ainda n?o pararam para pensar na import?ncia destes artigos, podem se interessar pelo assunto.

O artigo cient?fico ? o resultado de uma pesquisa, de uma reflex?o pessoal e "? cient?fica porque traz uma contribui??o para a ?rea", diz o professor de Metodologia do trabalho cient?fico, do curso de Hist?ria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Galba Ribeiro Di Mambro. "A avalia??o do trabalho acad?mico ? pelo que se produz", diz a professora, tamb?m do departamento de Hist?ria da UFJF, Vanda Arantes do Vale (foto abaixo).

Mas esta produ??o de texto, apesar de seguir determinadas normas, n?o ? nenhum "bicho de sete cabe?as". O artigo cient?fico ? menor que uma monografia de fim de curso e ? "uma pequena parcela de um saber maior", como escreve Salvatore D'Onofrio, no livro Metodologia do Trabalho Intelectual.

A publica??o pode ser em revistas (impressas ou eletr?nicas), "e em locais que atraem pesquisadores. Quem for da mesma ?rea, pode fazer contato depois. ? por isso que se publica em Anais de eventos, congressos", diz Vanda. Ela teve o interesse em publicar artigos quando fez o mestrado.

Vanda Arantes 
do Vale em frente ao computador fazendo pesquisas, enquanto d? uma entrevista ao ACESSA.com Mas ? poss?vel fazer artigos na gradua??o. S? n?o ? certo se eles ser?o publicados, porque ? necess?rio que o artigo aborde uma quest?o de car?ter cient?fico, seja algum estudo ou pesquisa. "Pode ser o contexto de um cap?tulo de uma tese, condensada e apresentada de forma resumida", exemplifica Galba.

Para Vanda, os artigos s?o fundamentais, porque sistematizam a pesquisa realizada. "N?o um bicho de sete cabe?as como as pessoas enxergam". Sabendo o tema que deseja abordar, tendo o material em m?os, ? s? seguir as normas necess?rias exigidas em trabalhos cient?ficos. Al?m disso, as revistas acad?micas e anais possuem um edital exigindo as normas t?cnicas.

Galba comenta que antes de escrever, ? bom ler as normas editoriais do local onde se deseja publicar e prestar aten??o no formato dos artigos j? publicados. "Para quem quer ir treinando na gradua??o, pode escrever artigos escolares, sem precisar de ter uma id?ia nova. Serve como um treinamento para mais tarde", aconselha Galba.

As aulas de metodologia do Galba s?o ministradas no 1? per?odo, por pedido dos pr?prios estudantes. "Antes era no 5? per?odo e os alunos acharam melhor ter esta ferramenta logo no come?o do curso". A disciplina ? uma prepara??o para a monografia de fim de curso e ? dividida em duas partes. "Como estudar algo que eu n?o sei e como pesquisar, buscar as fontes e redigir".

Livros de metodologia 
cient?fica sobre uma mesa A bibliografia sobre as normas t?cnicas ? vasta "e, por vezes, repetitiva". Por isso a teoria e a pr?tica devem andar juntas.

"Dou exerc?cios pr?ticos dentro de sala. O aluno tem que procurar um tema e encontrar as fontes. N?o importa se ele vai mudar o tema no fim do curso, o que vale ? a experi?ncia. E ele acaba encontrando muitas coisas na pr?tica que n?o encontraria dentro de sala", diz.

As normas s?o simples e um artigo cient?fico precisa, entre outras coisas, de um t?tulo, do autor, nota indicando o contexto da produ??o e a filia??o cient?fica, um resumo (h? revistas que pedem um resumo em l?ngua portuguesa e estrangeira), palavras-chave, introdu??o, se?es (no lugar dos cap?tulos) e uma conclus?o.

Alguns exemplos de t?tulos de livros para compreender as normas t?cnicas que voc? pode consultar. Galba separou os livros Reda??o Cient?fica, de Jo?o Bosco Medeiros e Metodologia do Trabalho Intelectual, de Salvatore D'Onofrio. Vanda mostra o livro Metodologia do Trabalho Cient?fico, de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi. Os professores ressaltam que s?o s? exemplos e que existem muitas outras bibliografias.

Quem produz

Pesquisar o que outras pessoas j? fizeram sobre o tema que deseja escrever seu artigo ou saber o que seu professor est? produzindo. Isso pode se feito pela Plataforma Lattes, base de dados de curr?culos e institui?es das ?reas de Ci?ncia e Tecnologia, do CNPQ.

"Neste site, al?m de saber o que as pessoas est?o produzindo, no link 'Buscar Curr?culo', ela pode contactar a pessoa, porque nos dados pessoais tem at? e-mail", ensina Vanda. Se quiser procurar por temas, clique no 'Buscar Curr?culo', marque a op??o 'Assunto' e digite um tema, como 'hidr?ulica', 'c?lulas-troco', 'legisla??o sobre aborto', 'implante dent?rio', 'farmacos', 'literatura e g?nero', 'mulher e exclus?o', 'a constru??o do corpo', entre tantos outros.

Para pesquisar algumas revistas eletr?nicas, a dica de Vanda ? digitar algumas palavras-chave em sites de busca. "Pode ser 'revista eletr?nica', 'publica??o online', 'anais', 'publica??o virtual', 'publica??o cient?fica'".