• Assinantes
  • Saúde

    Dieta para se sentir bem no dia do casamento
    A preparação para a cerimônia exige uma alimentação balanceada, programada com antecedência

    Sílvia Zoche
    14/05/2004

    A nutróloga Alice Amaral fala sobre a alimentação balanceada. Leia também a dieta para o Dia "D".

    Ouça! Leia!

    Os preparativos para o casamento já começaram. Normalmente, tudo é encomendado alguns meses antes. O vestido e o fraque estão sob medida, o buffet contratado, os convites rodando na gráfica e, claro, a data do casamento marcada com antecedência. A expectativa é grande e nada pode falhar. O corpo deve estar perfeito para entrar no vestido. É neste momento que surgem dietas improvisadas e noivos passando mal durante a cerimônia.

    Segundo a nutróloga, Alice Amaral (foto abaixo), algumas pessoas querem emagrecer um mês antes do casamento. "A mulher quer ficar bem no vestido de noiva e faz dietas por conta própria. O que pode acabar em um desmaio no altar, que é muito comum", diz Alice. O recomendado é procurar um especialista em nutrição.

    Foto ilustrativa Algumas noivas procuram emagrecer somente com tratamentos estéticos. A nutróloga lembra que a associação entre dieta e estética com profissionais especializados é a melhor solução. "Seria melhor até que estes hábitos adquiridos para o casamento fossem incorporados no dia-a-dia", recomenda Alice.

    A dieta é direcionada de acordo com o perfil do cliente. "Às vezes, a pessoa nem está muito acima do peso, mas quer estar perfeita para o dia", lembra Alice.

    Bem-estar
    Mesmo pessoas consideradas com peso normal apresentam algum tipo de desordem alimentar. Alguns noivos que desejam o Dia D perfeito costumam procurar ajuda profissional logo após marcarem a data de casamento. "O noivo também se preocupa com a beleza. Posso dizer que em meu consultório, os homens são em igual número que as mulheres. Se não for maior", garante Alice.

    Se a dieta bem feita exige o acompanhamento antecipado, uma semana antes do evento, é preciso redobrar os cuidados. O nervosismo e a ansiedade podem interferir funcionamento gastrointestinal. "Não dá para ir para lua-de-mel com prisão de ventre. A alimentação deve ser rica em fibras", diz Alice.

    Outro sintoma desagradável é a formação de gases. O vestido fica apertado e causa mal-estar. Por isso, alguns dias antes da cerimônia deve-se evitar leite, repolho, feijão, refrigerante e doces concentrados. "São coisas simples, mas que muitas vezes as pessoas não lembram de fazer, porque não sabem", diz Alice.

    O hálito deve estar impecável. Por isso, evitar cebola e alho é imprescindível, mesmo em temperos.

    A hora do altar
    Começar o dia com uma atividade física ajuda a relaxar. Nadar, caminhar, qualquer exercício é importante para começar o dia bem. Alimentar-se em pouca quantidade, várias vezes ao dia é o mais adequado. Como as cerimônias demoram cerca de uma hora, a nutróloga recomenda comer algo antes. "Assim, os noivos não correm risco de ficar com fome durante o casamento", diz.

    Como o dia é envolvido por um clima de expectativa e ansiedade, ter uma crise de hipoglicemia no altar é comum. "É mais comum do que a gente imagina. A noiva esquece de comer por estar ansiosa, e na hora de dizer o sim a taxa de açúcar está baixa demais. Aí a gente vê noivo segurando noiva no altar, porque ela ficou tonta".

    Acabou a cerimônia e alguns noivos preparam uma recepção para os convidados. Quem foi a uma festa de casamento sabe. É raro alguma noiva ou noivo saborear algo de seu buffet. Entradas, doces, frios, salgados, aperitivos, bebidas e bolo passam longe do casal. A maior parte do tempo estão cumprimentando os convidados e tirando fotos.

    Segundo a nutróloga, existem alguns buffets que preparam um kit para os noivos, entregue no final da festa. O kit tem o cardápio servido na recepção. Os noivos podem ir a caminho da lua-de-mel sem fome, sem tontura e com um hálito perfeito.

    Leia mais:

  • Dicas para uma boa refeição no dia do casamento
  • Lembranças para o casamento

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.