Parada Gay deve reunir entre 60 e 80 mil pessoas O evento, que antes era realizado no sábado, foi transferido para domingo, com objetivo de preservar a segurança e a tranquilidade dos participantes

Aline Furtado
Repórter
12/11/2009

A 7ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Juiz de Fora, marcada para o próximo domingo, 15 de novembro, traz novidades. O evento, que tradicionalmente ocorria no sábado, foi transferido para o domingo. A intenção, segundo o presidente do Movimento Gay de Minas (MGM), Osvaldo Braga, é diminuir a parada e garantir a segurança e a tranquilidade do público participante. "Pretendemos que haja maior participação de famílias e idosos, sem que sejam registrados casos de violência." A expectativa é de que cerca de 60 a 80 mil pessoas participem da manifestação.

A concentração da Parada Gay, que este ano traz o tema Juiz de Fora: Juiz da Paz, está marcada para as 12h no Parque Halfeld. De lá, às 14h30, os quatro trios elétricos seguem pela avenida Rio Branco até a Independência, por onde vão até a Praça Antônio Carlos. O encerramento está previsto para as 19h. Durante o domingo, entre 16h e 22h, serão realizadas ainda atividades culturais no estacionamento do Mercado Municipal, com a presença do DJ Coldhans e shows de Alicia Andrews, Wandera Jones e Fernanda Muller.

Este ano, a abertura oficial ficará a cargo do cantor Paulinho Jones, que entoará o Hino Nacional. O músico declara sua alegria ao ser convidado para abrir o evento. "Fiquei emocionado e feliz. Acredito no trabalho sério realizado pelo MGM." Além do hino, Paulinho, que é conhecido por apresentações nas linhas MPB e pop rock, prepara um pout-pourri especial para a ocasião. "É uma mistura de música eletrônica, MPB, samba, guitarras e percussões." Ele destaca que o público poderá conferir trechos de músicas de cantores, como Madonna, Michael Jackson, Amy Whinehouse, sem deixar de entoar as canções nacionais. "Pretendo fechar com uma música do Gonzaguinha."

O evento trará ainda o Rei da Parada, que será o professor de educação física, Joaquim Ramalho. "A escolha foi devido ao fato de estarmos comemorando, este ano, os 40 anos do levante de Stonewaal, quando teve início o movimento gay pelo mundo. O Joaquim foi eleito por ter 40 anos", explica Braga.

 

Parada GaySegurança pública

Para garantir a segurança das pessoas que acompanharão os trios elétricos, a Polícia Militar (PM) contará com 360 homens, cavalos e motoqueiros distribuídos ao longo do percurso da parada. De acordo com o capitão da 30ª Companhia de Polícia Militar, Wallace Brandão Vidal, aproximadamente 160 policiais farão o reforço do policiamento nas ruas centrais, onde deverão atuar entre 12 e 23h.

"Esperamos que não haja ocorrências graves, conforme verificamos no evento realizado em 2008. Com a mudança de sábado para domingo, nossa atuação estará focada na proteção dos pedestres, visto que o comércio estará fechado." A PM disponibilizará uma unidade móvel elevada entre os trios. A intenção é possibilitar maior visibilidade e agilidade na apuração de ocorrências.

Além da atuação da PM, cerca de 400 seguranças foram contratados pela organização do evento. A Guarda Municipal auxiliará os fiscais de posturas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no trabalho de controle dos ambulantes, já que está proibida a venda de bebidas em embalagens de vidro durante todo o percurso da parada. As urgências serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros e ambulâncias que estarão de plantão preventivo.
Trânsito interditado

Para a realização dos eventos da 12ª edição do Rainbow Fest, que tem início nesta quinta-feira, 12 de novembro, a rua Doutor Paulo de Frontim será interditada nesta quinta-feira e na sexta, 13 de novembro, a partir das 19h. No sábado, 14 de novembro, a via será interditada a partir das 14h. Já no domingo, 15 de novembro, para a realização da parada, a rua sofre interdição a partir das 8h. Também no domingo, serão interditadas a avenida Rio Branco, a partir das 12h, e a avenida Independência, após às 16h. A previsão é de que o trânsito das duas avenidas seja liberado às 19h.

Contra a Aids

Durante todo a Rainbow Fest, voluntários do MGM, em parceria com o Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde, estarão distribuindo 50 mil preservativos aos participantes dos eventos. A iniciativa busca o trabalho de prevenção e combate à disseminação das doenças sexualmente transmissíveis.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes