Quarta-feira, 20 de julho de 2011, atualizada às 17h30

Manifestações folclóricas inspiram traje típico da Miss Mato Grosso Gay

Aline Furtado
Repórter
Miss Mato Grosso

Duas manifestações folclóricas típicas do Mato Grosso estão servindo como fonte de inspiração para a Miss Mato Grosso Gay, Yaritza Brasil, na criação do traje típico que a candidata vai usar durante o Miss Brasil Gay, que será realizado no dia 20 de agosto, em Juiz de Fora. Trata-se do Festival Cururu Siriri, realizado na capital, Cuiabá.

O cururu é um ritmo tocado por homens que se vestem elegantemente e fazem repentes. O siriri, conhecido também como a dança secular do pantaneiro, tem toadas que duram cerca de seis minutos, combinando música de viola de cocho com danças coreografadas. A criação e a confecção do traje típico estão a cargo do estilista Zazá di Bresson. Enquanto isso, o traje de gala vem sendo desenvolvido pelos estilistas Jackeline Boomèr e Alessandro.

A candidata revela estar ansiosa, embora esteja em ritmo de preparação para o evento. "É a minha primeira vez no Miss Brasil Gay, espero fazer o melhor. Para isso, tenho ensaiado bastante. Meu Estado nunca venceu a disputa pela faixa e coroa. Ano passado, a representante do Mato Grosso ficou em 10º lugar. Este ano, pretendo estar entre as nove primeiras, pelo menos." Yaritza Brasil é natural do Mato Grosso, tem 18 anos, estuda e trabalha como auxiliar de cabeleireiro. A candidata foi eleita no dia 2 de julho.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken