Daniele Milione Daniele Milione 26/12/2015

Animal de estimação: saiba o que fazer durante as férias

coleirasEm época de férias, principalmente no final de ano, muitas pessoas viajam para reencontrar amigos e familiares, porém, quem tem um animal de estimação deve tomar alguns cuidados essenciais antes de colocar o cãozinho ou o gato na estrada.

Antes de viajar, é preciso certificar que o animal esteja saudável e livre de doenças infecto-contagiosas e/ou parasitárias. Para isso, é necessária a ajuda de um médico veterinário, a fim de verificar se o animal está vacinado contra doenças, como viroses e com a vermifugação em dia.

As vacinas que são aplicadas nos animais para estes tipos de prevenção são a múltipla, mais conhecida como óctupla ou déctupla e a antirrábica.

Na hora de transportar

tranpostaranimalPara o transporte em carros, pode ser usado, além da cadeira, um cinto específico para cães, que é preso ao cinto do veículo. Outra opção é isolar os bancos de trás com uma grade divisória.

Segundo o Detran, corresponde a uma infração grave prevista no artigo 235 do Código Brasileiro de Trânsito, transportar animais na parte externa do carro (no caso de caminhonetes) ou com parte do corpo para fora da janela do veículo. Caso seja flagrado nesta situação, o motorista pode perder cinco pontos na carteira de habilitação e pagar multa de R$ 127, 69. O Código ainda prevê uma multa considerada média, caso o condutor esteja dirigindo com o animal à sua esquerda, ou entre os braços e as pernas. A punição é de quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. Portanto, vamos a algumas dicas:

Ônibus

cintoDe acordo com o Decreto nº 2.251/98, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula a circulação de ônibus intermunicipais no país, o transporte de animais nesses veículos é permitido, desde que sejam observados os locais e os limites máximos de peso e dimensão estipulados para a bagagem.

Também deve ser observado se o local de transporte oferece adequadas condições de saúde para o animal e se esse transporte não comprometerá a segurança dos outros passageiros, além de obedecer ao limite de peso por passageiro no bagageiro, que é de 30 kg. Cães e gatos devem ser levados nas caixas de transporte específicas para esses animais.

Aviões

tranpostaranimalPara cães ou gatos viajarem em aviões, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que, além da vacina e do atestado, os animais devem ser levados na caixa para transporte de animais, com compartimento de água e comida e um forro para o caso de necessidades. A regra vale para viagens dentro do Brasil e para os Estados Unidos.

Se o objetivo do dono de um animal de estimação é levar o cão o gato para a Europa, é preciso um pouco mais de cuidado. Além da vacina e do atestado emitido pelo veterinário, é necessário apresentar um exame de sorologia da vacina contra a raiva.

No entanto, se os proprietários optarem por não levar o animal, ele deve ficar atento, pois não se pode abandoná-lo em casa sozinho com ração e água para vários dias. Isso configura abandono, segundo a Lei Federal 9605/98.

Vale lembrar que, nesta época, é registrado o maior índice de abandono de cães de gatos, portanto, antes de adquirir um animal, pense se terá condições de cuidar do seu bichinho.

Tenham todos um ótimo Natal e um próspero Ano Novo, sem que para isso tenhamos que abandonar quem tanto nos ama incondicionalmente


Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).

ACESSA.com - Animal de estima??o: saiba o que fazer durante as f?rias