Daniele Milione Daniele Milione 24/02/2016

Cães e gatos podem pegar dengue?

animaisOlá amiguinhos, diante deste surto endêmico no Brasil muitas pessoas questionam se cães e gatos podem pegar dengue, serem portadores assintomáticos, se eles podem ser reservatórios ou, até mesmo, adoecerem com a picada do mosquito vetor, Aedes aegypti. Portando, vou esclarecer algumas dúvidas. Por se tratar de um vírus, ele é bem específico, com isso, os cães e gatos estão livres desta enfermidade. Mas, existem outras doenças transmissíveis por mosquitos, que podem afetar nossos animais de estimação.

Aedes anophels culex

Uma das espécies transmissoras da Dirofilariose canina, popularmente conhecida como a doença do verme do coração. É uma enfermidade parasitária cardiopulmonar, causada pelo agente etiológico Dirofilaria immitis, ou seja, um parasita nematóideo que acomete cães domésticos e silvestres, considerados hospedeiros naturais e principais reservatórios desta parasitose, embora outros mamíferos, inclusive o homem, possam ser infectados.

É uma doença endêmica, encontrada na maioria das zonas de clima tropical, subtropical e temperado, Ela é mais frequente em cidades litorâneas de clima quente.

Quando um mosquito infectado pica o cão e estas larvas recém-chegadas migram para o tecido subcutâneo e muscular, elas invadem o sistema vascular, atingem o coração, se alojando no ventrículo direito e nas artérias pulmonares. Depois desse processo, elas completam a maturidade sexual, fechando o ciclo com a liberação de novas microfilárias na corrente sanguínea.

Sintomas

Os sintomas podem comprometer o estado do paciente, gerando cardiopatias crônicas; lesões cardiovasculares, pulmonares, hepáticas e renais.

As manifestações podem ir desde a assintomática à doença grave, chegando a óbito.

Tratamento

O ideal é sempre se prevenir. Então, ao viajar, levem seus animais de estimação sempre ao médico veterinário.


Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - C?es e gatos podem pegar dengue?