De 29 de fevereiro a 06 de mavão de 2004

Por


::JFHoje
De 29 de fevereiro a 06 de mar?o de 2004

Cheques sem fundos batem recorde
05/03/04 - O volume de cheques sem fundos em janeiro deste ano bateu recorde. O volume de devolu??o de cheques cresceu 9,1%. Para cada lote de 1 mil compensados, 15,6 folhas foram devolvidas. ? o maior ?ndice para um m?s de janeiro desde o come?o do estudo em 1991. De acordo com a Serasa, o aumento do calote no in?cio do ano ? explicado pelo or?amento mais apertado das fam?lias com as compras de Natal, em dezembro, e os diversos gastos t?picos de janeiro: pagamento do IPTU, IPVA e de material escolar. Al?m disso, os juros e o desemprego elevados ajudaram a aumentar o calote. A Serasa de Juiz de Fora n?o estimativas do n?mero de cheques sem fundo na cidade.

Comic abre uma vaga. Inscri?es at? dia cinco
04/03/04 - Artistas e produtores culturais t?m at? dia cinco de mar?o para se inscreverem ? ?nica vaga dispon?vel para formar a Comiss?o Municipal de Incentivo ? Cultura (Comic), que julga os projetos que concorrem a recursos da Lei Municipal de Incentivo ? Cultura. As inscri?es podem ser feitas no setor de Expediente da Funalfa, das 9h ?s 12h e das 14h ?s 17h. O formul?rio foi publicado no Atos do Governo do ?ltimo dia 26, na Tribuna, e est? dispon?vel no site www.funalfa.art.br. Na ficha, devem ser informados nome, carteira de identidade, CPF, endere?o, telefone, e-mail e ?rea profissional. Tamb?m ? necess?rio anexar curr?culo (com duas p?ginas no m?ximo). Est?o proibidos de participar os artistas que estejam concorrendo a recursos da Lei Murilo Mendes ou estejam em d?bito com projetos aprovados em edi?es anteriores. Para fazer a inscri??o ? preciso tr mais de 18 anos de idade e comprovar resid?ncia na cidade h? mais de tr?s anos. O representante da classe art?stica e seu suplente ser?o escolhidos pelos inscritos na edi??o 2004. A elei??o acontece dia 9, no Anfiteatro Jo?o Carri?o, na Funalfa, das 9h ?s 17h.

Dois novos radares s?o ativados em Juiz de Fora
03/03/04 - Agora quem passar dirigindo pela Avenida Rio Branco, na altura da Garganta do Dilermano, e na Avenida Juiz de Fora, trecho do Parque Guarani, vai ter que tomar mais cuidado com a velocidade. Dois novos radares est?o funcionando nesses trechos, desde de 1? de mar?o, e quem for pego ultrapassando o limite de 60km/h ser? multado. Segundo H?der de Souza Lima, diretor da divis?o de projetos da Getran, existem na cidade 16 pontos de cotrole por radar, que funcionam em esquema de rod?zio, sempre com oito radares funcionando.

Curso Pr?-vestibular Comunit?rio ter? 1.300 vagas este ano
03/03/04 - Em coletiva ? imprensa, na tarde desta quarta-feira, o prefeito Tarc?sio Delgado anunciou o aumento de 210 vagas para o Curso Pr?-vestibular Comunit?rio (CPC) em 2004. No total, 1.300 alunos da comunidade carente de Juiz de Fora ter?o a oportunidade de fazer uma prepara??o para o vestibular.

A partir de segunda-feira, dia 8 de mar?o, as inscri?es para o CPC estar?o abertas. Os interessados devem apresentar o certificado de conclus?o do ensino m?dio ou comprovante de que est? cursando o terceiro ano, xerox do CPF, carteira de identidade, comprovante de renda da fam?lia e pr?prio, comprovante de dependentes, de resid?ncia e de aluguel, se for o caso. As inscri?es devem ser feitas no p?lo onde o aluno pretende a vaga. Durante o curso, cada aluno contribui mensalmente com uma taxa de dez reais.

Em 2003, 126 alunos do CPC foram aprovados no vestibular de universidades p?blicas ou privadas. Mas a finalidade do cursinho n?o ? simplesmente ajudar o aluno a passar no vestibular e sim desempenhar um trabalho de continuidade com os aprovados, inclusive abrindo vagas para est?gio dos ex-alunos no pr?prio curso.

Durante a coletiva, o prefeito Tarc?sio Delgado recebeu o pr?mio Tecnologia Social do Banco do Brasil, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo CPC. ? o segundo pr?mio que o curso recebe. De acordo com o prefeito, esses pr?mios firmam a import?ncia e a qualidade do trabalho que ? desenvolvido pela prefeitura na ?rea de educa??o.

Para outras informa?es: 3690-7246

Funalfa vai premiar os melhores do Carnaval 2004
03/03/04 - Nesta sexta-feira, dia 5 de mar?o, acontece a entrega do trof?u Pandeiro de Ouro referente aos melhores do Carnaval 2004. O evento ? restrito a convidados e acontece no Sport Club Juiz de Fora (Avenida Rio Branco, 1303), ?s 21h. Ser?o entregues pr?mios de melhor enredo, samba de enredo, bateria, comiss?o de frente, fantasia (conjunto), destaque, ala das baianas, porta-bandeira, mestre-sala, melhor int?rprete, alegorias, passistas mirim, masculino e feminino e associa??o carnavalesca para as Escolas de Samba do Grupo 1-A. A comiss?o tamb?m escolheu personalidades do carnaval juizforano. Para o Grupo 1-B, as categorias premiadas foram: bateria; enredo; samba de enredo e melhor conjunto. O pr?mio Pandeiro de Ouro foi criado em 1997 e ? realizado pela Funalfa.

Advogado do Procon cai em golpe na internet
03/03/04 - O advogado do ?rg?o de Defesa do Consumidor de Juiz de Fora, Murilo Corr?a Guedes, foi uma das v?timas do golpe que vem sendo aplicado na internet. Ao acessar a conta, ele diz que digitou o n?mero de sua conta corrente e senha de auto-atendimento. Neste momento, a tela desapareceu, o teclado travou e, logo em seguida, o sistema foi reativado. ? "Logo ap?s, fiz o procedimento normal", afirma.

No entanto, ao retirar seu extrato banc?rio, percebeu que quase todo seu dinheiro foi sacado. O dinheiro foi devolvido em menos de 24 horas. O Procon alerta usu?rios da internet n?o fa?am recadastramentos via internet e n?o abram e-mails recebidos pelos bancos, a n?o ser quando solicitados pelo pr?prio cliente.

Leia mais

  • Golpes em empr?stimo
  • Golpe do dinheiro f?cil: n?o caia nessa armadilha

    Caso queira esclarecer d?vidas com o Procon de Juiz de Fora, envie um e-mail para redacao@acessa.com

    12 mil pessoas ficam sem energia em JF
    02/03/04 - A Cemig divulgou o estrago causado pela chuva do ?ltimo dia 1? de mar?o em Juiz de Fora. De acordo com a Asessoria, 12 mil consumidores ficaram sem energia. Os bairros mais atingidos foram: Bosque do Imperador, Vin? del Mar, Parque Guarani, Grama e Bair?. O restabelecimento da energia j? foi feito.

    Instala??o de c?meras na Rio Branco ainda n?o tem data definida
    02/03/04 - A Pol?cia Militar de Juiz de Fora vai instalar 16 c?meras definitivas no centro, para coibir o n?mero de assaltos no local. Mas, na primeira fase ser?o instaladas apenas quatro. O projeto ser? monitorado pela Prefeitura e pela PM. De acordo com a assessoria da DPGE, o projeto est? na fase de capta??o de recursos e n?o tem data certa para implanta??o. No Carnaval, foram feitos testes e, segundo dados da PM, a inciativa foi positiva. Em rela??o ao ano passado, houve queda de 20,38% no ?ndice de viol?ncia. As c?meras ser?o instaladas em pontos estrat?gicos.

    Chuva de granizo deixa a defesa civil em alerta
    01/03/04 - Prefeitura mant?m estado de alerta para ocorr?ncias de chuva de granizo. A Defesa Civil registrou at? o final da tarde desta segunda-feira, dia 01, cerca de 60 ocorr?ncias causadas pelas chuvas de granizo que atingiram a cidade nos dois ?ltimos dias. A maioria dos chamados da popula??o, atrav?s do telefone 199, est? relacionada a destelhamento parcial e total de casas e estabelecimentos comerciais. Os bairros mais atingidos foram Linhares, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita e Tr?s Moinhos. Nenhum caso grave foi registrado nesse per?odo.

    Declara??o do Imposto de Renda 2004
    01/03/04 - O programa para a Declara??o do Imposto de Renda Pessoa F?sica 2004 j? est? dispon?vel na Internet, no site da Receita Federal. O prazo final para a declara??o ? s? em abril, mas quem se adiantar, al?m de evitar a correria de ?ltima hora, deve ter prioridade para receber a restitui??o.

    Mas o contribuinte deve ficar atento com algumas mudan?as. Algumas regras de dedu??o sofreram altera?es. A dedu??o de despesas com educa??o, por exemplo, ter? que ser separado por dependente. E nos gastos com sa?de, ser? necess?rio acrescentar o CPF ou CNPJ do profissional que prestou o servi?o.

    Outras mudan?as no programa tamb?m prometem facilitar a vida do contribuinte. Entre elas a disponibiliza??o de vers?es do programa e do Receita Net para outros ambientes como Macintosh, Linux e Solaris, que estar?o dispon?veis at? o dia 15 de mar?o. Outra novidade ? a obrigatoriedade de inclus?o do CPF de todos os dependentes isentos. O processo ir? evitar a necessidade do recadastramento anual. O programa e informa?es est?o dispon?veis no site www.receita.fazenda.gov.br.

    Hospital Universit?rio suspende atendimento de emerg?ncia
    01/03/04 - O atendimento de urg?ncia e emerg?ncia do Hospital Universit?rio (HU) est? suspenso desde o dia 23 fevereiro. Segundo nota divulgada ? imprensa, atrav?s da assessoria de comunica??o, o motivo seria o aumento da demanda dos usu?rios dos SUS. O hospital atendia 45 pessoas por dia neste setor. Segundo funcion?rios, ainda n?o h? previs?o de retorno. Enquanto isso, os pacientes dever?o ser encaminhados ao Pronto Socorro Municipal, policl?nicas e hospitais conveniados. Procurados pela equipe do ACESSA.com, a diretoria do Hospital, atrav?s de sua assessoria de comunica??o, n?o quis entrar em detalhes e informou que deve liberar nesta segunda-feira um documento que explica os motivos da suspens?o.


    Arquivo
    geral