Puff: um móvel multiuso

Por

Puff: um m?vel multiuso
Luiz Henrique Duarte 11/09/2015

Puff: um móvel multiuso

A palavra Puff, no dicionário, traduz vários significados que fogem da adequação para o Design de Interiores. Mas, atualmente, tenho como definição, um móvel compacto ou robusto, confeccionado em diversos materiais, utilizado para compor os ambientes contemporâneos, com o objetivo de otimizar os espaços e criar diversas possibilidades de uso.

Funções

Os puffs, agregam funções, como móvel e objeto de decoração. É uma solução prática para as pessoas que necessitam de mais lugares em salas ou qualquer tipo de espaço de convivência. Em quartos, servem de apoio para várias formas de uso.

Surgiu

Conforme as pesquisas na área do "mobiliário contemporâneo", surgiram há muito tempo, no Egito Antigo, servindo como sustentação e apoio corporal para os Reis e Rainhas. Eram úteis para trocar as roupas ou ainda proporcionar mais conforto para os membros inferiores do corpo humano. Foi moda na Grécia Clássica, Índia, no "decor" dos quartos.

Design

Atualmente, existem no mercado, puffs com diversos designs, como cúbicos, redondos, retangulares, quadrados. Podem ser retrôs, contemporâneos, vintages e até reaproveitados. Existem os de fibras naturais, confeccionados minuciosamente para garantir um acabamento perfeito. Eles somam o "glamour" do clima informal, com a sofisticação casual em todos os ambientes, principalmente os modernos.

Dicas: Para salas de estar, aposte no formato quadrado, ocupam menos espaço.
Em ambientes externos, o design circular deixa o espaço despojado e convidativo ao lazer.
Caso utilize em dormitórios, compre um de acordo com o seu espaço.

Como usar

Os puffs, tem como objetivo, de funcionar como um assento extra, para deixar o seu ambiente com mais lugares. Ao mesmo tempo que é uma peça decorativa, garante o conforto no espaço.

Dicas: Você pode colocar os puffs embaixo dos "aparadores", quando não estão em uso.
Coloque em algum cantinho vazio para preencher o espaço.
Pode ser "encaixado" em algum móvel, como nichos e estantes.

Decoração

Pode ser usado como um elemento decorativo para revitalizar à sua sala, garantindo até mais cor, caso faça à opção por um mais colorido e vibrante. É uma solução simples para quem deseja uma mudança no espaço sem gastar muito.

Dicas: Se a sua sala é clássica e contemporânea, faça à opção por cores suaves.
Em salas minimalistas, o uso de cores neutras, garantem elegância.
Para salas de estar "despojadas", o uso de estampas e tecidos diferentes, deixam os espaços aconchegantes, gerando alegria e descontração.

Mesa de centro

Em salas de estar, o Puff pode fazer o papel da tradicional mesa de centro, aliando o conforto, funcionalidade e a praticidade. É uma forma de ter uma mesa criativa e diferente.

Dicas: Você poderá unir quatro puffs pequenos, colocando um vidro em cima.
Um Puff quadrado e grande, poderá ser usado em ambientes com uma metragem maior.
Em salas médias, faça à opção por puffs médios ou pequenos, ganhando área de circulação.

Modelos

Existem modelos específicos para cada ambiente, significando que esta regra pode ser quebrada. Como sempre falamos, tudo pode ser usado, basta evidenciar a harmonia no seu espaço. O importante é garantir a ergonomia para o conforto dos usuários.

Dicas: Para os quartos das crianças, o modelo "saco", com flocos de espuma, em tecidos ou fibras laváveis garantem o conforto. Utilize materiais anti-alérgicos.
Salas de estar e áreas de convivência, são recomendados os modelos mais rígidos, em couro.
Ambientes informais e de relaxamento os modelos com tecidos de algodão induz ao descanso.
Modelos com "rodízios", ajuda para trocar de lugares.

Puffs

Não existe uma peça mais cobiçada que os puffs. De funções indescritíveis, funcionam como elementos para dividir os ambientes e administrar de maneira inusitada à composição espacial. Para qualquer estilo de decoração, estão presentes, garantindo equilíbrio e vivacidade. De preços e materiais diferentes,na sua composição e acabamento, são acessíveis para todos. Uma dica super válida é comprar um em lojas mais "baratas" e trocar os tecidos, podendo até customizar.

As fotos abaixo ilustram nossas dicas e sugestões!!