Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 13/11/2015

Salas de cara nova para o fim de ano

O final do ano já está se aproximando, e muitas vezes precisamos preparar nossas casas para receber os amigos, familiares e até hóspedes. É uma tarefa árdua fazer o check list de todos os detalhes para deixar os nossos ambientes impecáveis, deixando-os com uma nova cara, com visual diferente, sem gastar nada, simplesmente repaginando com tudo que já possuímos.

Para gerar um espaço agradável, prevalecendo o conforto e harmonia, basta preparar cada cantinho de sua casa, inovando em cada detalhe, reaproveitando com criatividade nossos móveis, mudando de lugar ou trocando os adornos e enfeites de ambientes. Como já estamos no mês de novembro, não adianta fazermos um reforma invasiva, gerando altos custos em tempos que a realidade é outra. A solução mais veloz, prática e real é adotarmos pequenas intervenções cabíveis de serem feitas.

Entre os ambientes de nossas casas, a sala de estar, passando pela sala de TV, sala de jantar e cozinha, são os espaços que necessitam de um "upgrade", devido a intensidade de uso. Estes são os lugares mais expressivos, que precisam de estar organizados e impecáveis. As cortinas, precisam de estar limpas, devido aos ácaros e impurezas acumulados durante o ano todo. Caso seja fácil, você mesmo pode fazer, dependendo do tecido e do tamanho. Outra sugestão, é trocar as cortinas de ambientes, caso possuem o mesmo tamanho e metragem.

As paredes podem ser limpas com um tecido úmido (pano de limpeza), sendo revitalizadas. Caso tenha tintas sobrando em casa, você pode pintar uma das paredes, com cores de sua preferência. Uma boa opção são as cores neutras, como o bege, o cinza, o branco contemporâneo e até mesmo o marrom. Os tapetes precisam de limpeza e também podem ocupar outros ambientes, fazendo um rodízio, lembrando sempre de verificar os tamanhos e se serão compatíveis em outros espaços.

Bom, é preciso verificar as possibilidades de cada espaço para sintetizar pequenas mudanças, observando atentamente tudo o que existe no ambiente. Uma mesa antiga redonda, por exemplo, pode ser colocada perto de uma cadeira ou na lateral de um sofá, com uma orquídea ou porta-retratos com motivos diferentes, que trazem cor e leveza para o lugar. Além de fotos espalhadas como enfeites decorativos, elas contam um pouco de nossas histórias, homenageando nossas famílias.

As cadeiras antigas também funcionam nesta mudança de visual, além de encontrar uma nova forma de uso para elas, ficam maravilhosas em qualquer tipo de salas, seja em algum cantinho específico ou até mesmo misturadas na sala de jantar, aumentando o número de lugares em volta da mesa. Lembre-se de trocar os tecidos, usando e abusando de cores que estejam presentes nos seus ambientes, prevalecendo a paleta dos tons.

Outra forma de gastar pouco em sua repaginação, é colocar garrafas de cores e tamanhos diversos, com ou sem flores, em cima de mesas, aparadores, nichos, estantes. Além de fazer uma belíssima composição estética, você deixa seu ambiente super moderno e com frescor. Falando em verde, o poder de uma planta é enorme, uma espécie natural irradia luz e traz sempre boas energias para nossas casas, elas possuem um poder mágico, revigorante, deixam qualquer espaço humanizado. Aproveite os cachepôs, vasos e plantas que você possui, mude-as de lugar compondo outros ambientes.

As molduras vazias funcionam muito bem em qualquer tipo de decoração, deixando as paredes preenchidas e bastante originais. As composições podem ser feitas com molduras diferentes, coloridas ou neutras, de qualquer tamanho ou espécie, sendo uma forma econômica para quem não pode investir em quadros, uma obra assinada por um artista.

E para finalizar, os papéis de paredes adesivados são fáceis de aplicar, principalmente em uma pequena área, mudando o visual rapidamente, deixando seu ambiente acolhedor. Faça a opção por cores e motivos neutros. Mantas e almofadas, além de pequenos detalhes como uma cesta rústica, uma bandeja com copos, velas, a maneira de distribuir seus enfeites na mesa de centro fazem toda à diferença!

Aproveite as dicas e mãos à obra!

As fotos abaixo ilustram nossas sugestões.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Salas de cara nova para o fim de ano