Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 4/12/2015

Guirlandas são ótimas sugestões de decoração natalina


Entre tantos objetos e enfeites de Natal, a guirlanda constitui um símbolo memorável da tradição desta data. Congratulam-se às boas-vindas para um mês festivo, que agrega conceitos históricos e a união familiar, abrangendo todos os povos e crenças, independente da fé ou religião dominante.

Origem

A origem deste símbolo natalino ou coroa de Natal, como é conhecida, remota-se de uma época anterior ao cristianismo, dos gregos pagãos, onde as guirlandas eram colocadas nas portas de entrada das casas e dos templos como um adorno de chamamento, para dar boas-vindas aos deuses.

História

Historicamente, a guirlanda é um símbolo de proteção, das múltiplas festividades religiosas do Antigo Egito. Em Roma Antiga, uma coroa confeccionada de plantas enroladas afirmava os votos de saúde, principalmente quando colocadas e penduradas nas principais entradas das casas.

Em outras partes do mundo, nos diversos países, como a Índia Antiga, as guirlandas eram expostas nos lares indianos durante todo o ano, juntamente com os brasões de família. Para esta crença, era símbolo e motivo de proteção contra a má sorte e os espíritos negativos.

Atualmente

Bom, atualmente as guirlandas alcançam a importância merecida na simbologia dos festejos de Noel, resgatando o significado ancestral da tradução da abundância, boas-novas, fartura e proteção, além de uma calorosa forma de saudação para quem chega em qualquer porta de entrada, de qualquer casa. Para traduzir em nossa época contemporânea, este círculo variado de enfeites e cores, representa a evolução da paz, prosperidade, recomeço, adornando todas as portas em qualquer parte do mundo, unificando e exaltando o amor e a igualdade.

Design

Para o mundo do design de interiores, encontramos variadas formas e espécies de guirlandas, produzidas industrialmente ou por artesãos diversos em nosso país. Há também as guirlandas que adquirimos ou reaproveitamos os círculos das antigas que já possuímos, montando outra, de acordo com o que temos no nosso acervo de enfeites, contando um pouco de nossas estórias, com bichinhos de pelúcia, fitas, fotografias, rolhas, bolas coloridas e outras variadas peças.

Sustentabilidade

Existem também as guirlandas sustentáveis, confeccionadas com garrafas pet, pregadores de roupas, reciclados ou pingados de outra cor. Uma ideia interessante é resgatar os enfeites esquecidos e pendurar em uma esfera de cipó rústico, promovendo o charme e a descontração nos diversos ambientes.

Sugestão

Bom, não importa qual é o seu gosto pessoal, perfil, estilo de decoração da sua casa, peças natalinas que já possui, portanto, inspirem-se em nossas dicas e ideias. Recicle, reaproveitando a sua, modificando os detalhes ou quem sabe até comprar uma com um custo acessível, colocando enfeites e pecinhas referentes ao tema.

Onde colocar

Em qualquer parte de sua casa, como na porta principal pendurada ou no hall de entrada. Muitos colocam em paredes de salas, subida das escadas ou lareiras, centralizando para produzir um efeito estético interessante. Você também poderá em jardins de inverno, em uma das paredes, colorindo o espaço.

Altura: Sempre observe a altura dos seus olhos, o tamanho da porta e coloque de forma que esteja do meio da porta para cima, de maneira elegante, sem deixá-la alta demais.
Observe o tamanho da sua guirlanda para garantir uma proporcionalidade relativa.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Guirlandas s?o ?timas sugest?es de decora??o natalina