• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Bonsai verdadeiro pode custar mais de R$ 1 milFruto de um processo que atrofia as formas de uma árvore, a planta deve ser colocada em ambientes como varandas, escadas, janelas, entre outros

    Aline Furtado
    Repórter
    22/8/2011
    Bonsai

    Muita gente não sabe, mas o legítimo bonsai, aquelas árvores miniaturizadas, precisa ser cultivado durante cinco anos, para se estabilizar. A planta, que vem sendo usada como aliada na decoração, é comercializada sem que tenha passado por todos os processos de modificação total.

    "Com intuito de obter o lucro, as pessoas vendem amanhã a planta que foi trabalhada ontem. Ou seja, alguns comerciantes retiram a muda e fazem a condução dos galhos, vendendo em seguida, quando o ideal seria comercializar cinco anos depois", defende a paisagista Julianne Guettlein Sampaio.

    "Para chegar a um resultado, a muda deve ser plantada sob a terra, em uma bandeja. Para direcionar os galhos, utiliza-se fios de cobres. Além disso, é preciso deixar a planta sob a luz do sol." A diferença entre o bonsai legítimo e aqueles encontrados facilmente no comércio está, além do cultivo, no preço da planta. "O legítimo é muito caro, chegando a ser encontrado por R$ 1 mil*. Já os outros são bem mais baratos, já que são feitos com tuais e ciprestes."

    Os tamanhos podem variar entre 20 e 50 centímetros. "Já os efeitos que podem ser adquiridos, por meio do processo que atrofia a planta, são vários. Um dos mais conhecidos é o efeito cascata."

    Para ela, quem adquire um bonsai deve considerar estar levando para casa uma planta e não só um objeto de decoração. Entre os locais em que a mini árvore melhor se adapta estão varandas, janelas, entradas de residências e escadas, por serem ambientes com muita luz solar. "É importante saber a origem, além dos cuidados que devem ser tomados. Não se deve pensar no bonsai apenas como um objeto que pode ser descartado no dia de amanhã." Julianne explica que o bonsai é obtido por meio de uma técnica de plantio desenvolvida para atrofiar a planta. Entre as espécies mais usadas estão as trepadeiras lenhosas, como a bougainvillea, e as frutíferas.

    Bonsai Bonsai
    Cuidados especiais

    Como o bonsai é uma planta muito delicada, os cuidados tomados no dia a dia devem levar em conta esta delicadeza. O bonsai deve ser molhado com um fio de água, para que a terra não seja lavada. "A planta conta com pouca terra, assim, o uso de muita quantidade de água faz com que a terra seja retirada." O adubo deve ser colocado periodicamente.

    Julianne lembra que o fato de ter pouca terra faz com que a planta conte com poucos compostos orgânicos e, consequentemente, poucos nutrientes. "Por isso, também é importante deixar o bonsai em local onde fique exposto ao sol, que auxilia no desenvolvimento, mesmo que a planta não cresça, por estar atrofiada." Uma outra dica da paisagista é a troca constante do recipiente onde está o bonsai. A troca deve ser acompanhada da poda das raízes e dos galhos. "É quase um ato cirúrgico, que deve ser feito com muita cautela."

    Dicas para a compra

    A paisagista destaca que é importante observar bastante a planta antes de levá-la para casa. "O aspecto deve ser saudável, indicando que o bonsai está bem acomodado na bandeja. Além disso, a planta deve estar firme, não apresentando pontos secos. Outra dica é buscar informações a respeito da origem do produto."

    * O preço foi mencionado em agosto de 2011

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.