Espelhos proporcionam sensação de amplitude ao ambiente

Objeto pode ser usado em todos os ambientes da residência. Os únicos espaços para onde não é recomendado são as áreas externas

Jorge Júnior
Repórter
23/3/2012
espelho

Quem disse que espelhos são utilizados apenas para as pessoas se olharem e admirarem? Pelo contrário, esse objeto, além de proporcionar uma sensação de amplitude no ambiente, reflete com charme a iluminação da casa.

"O espelho é um item da decoração que nunca sai de moda. Ele transmite a sensação de amplitude, preenche paredes, multiplica a luz, e ainda confere beleza à ambientação", explica a arquiteta e design Estela Netto. Segundo ela, por este motivo, o espelho nunca deixou de ser usado na decoração. "São verdadeiros curingas. A forma de dispô-los no cômodo é o que muda. Atualmente, colocá-los encostados na parede, de forma descontraída, é uma grande tendência", afirma.

Com essa funcionalidade, Estela garante que os espelhos podem ser usados em todos os ambientes da residência, mas tudo vai depender do projeto e do desejo do cliente. Os únicos espaços onde o espelho não é recomendado são as áreas externas, devido à possibilidade de infiltração que pode manchá-lo. "Nos quartos, salas, closets e varandas, o que vai dizer qual opção é mais indicada é o estilo do projeto e a demanda do cliente. Nos banheiros, o mais usado é o estojo de marcenaria, de 15 centímetros de profundidade, com porta espelhada, que permite não só o uso do espelho, mas também guardar pequenos produtos de uso pessoal", diz.

Onde colocá-lo?

De acordo com a arquiteta, a disposição do objeto depende do projeto em que ele vai ser colocado. "O espelho colocado na parede remete algo mais clássico e o encostado à parede, despojamento. Ao mesmo tempo em que é algo brilhante e proporciona uma ideia de luxo, ele encostado traz jovialidade", completa. Mesmo criando uma sensação diferenciada no local em que ele vai ser instalado, Estela alerta para que as pessoas tomem cuidados nos espelhos encostados à parede. "Em lugares que têm crianças, eles podem representar um grande risco." A profissional ressalta que espelhos no teto não são uma boa opção.

Outro item importante ao se utilizar espelhos é pensar também no que eles vão refletir, por este motivo devem ser colocados em posições estratégicas como de frente para uma paisagem. Desta forma, você pode trazer uma vista linda para dentro da sua casa. Outra orientação da designer é fugir de tendências. "Não é porque você está vendo nas lojas molduras de laca preta que o seu também precisa ser assim. Busque aquela que mais combine com o seu estilo."

Molduras

"O tipo de moldura ajudará a personalizar o ambiente. Por exemplo, os espelhos com molduras espelhadas ou em materiais nobres como folhas de ouro ou madeiras laqueadas produzem uma certa sofisticação. Já os espelhos com molduras de fibras naturais dão um ar despojado e jovem."

    Fotos: Mão Dupla Comunicação/ Daniel Mansur
    Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Espelhos proporcionam sensa??o de amplitude ao ambiente