Juliano Nery Juliano Nery 12/8/2011

Com muito orgulho

Foto de bandeira arco-írisVocê sabia que, na próxima semana, Juiz de Fora terá o maior índice de turistas do ano e que o comércio irá se aquecer sobremaneira, por conta de um evento que já faz parte do calendário municipal? Pois é, caro leitor. Em um momento em que há quem defenda a "parada do orgulho hetero", Juiz de Fora demonstra que está anos-luz à frente de outras paragens brasileiras, no quesito diversidade, contemplando a 14ª Rainbow Fest e a 9ª Parada do Orgulho Gay, com organização, segurança e apoio da municipalidade, sendo data importante no nosso calendário. E se hoje o evento é um orgulho para a cidade, isso advém do respeito incutido em sociedade e pela seriedade com que a questão é tratada por aqui, o que pode ser observado na própria formatação do evento.

Mais do que a simples afirmação da sexualidade, os eventos da próxima semana apresentam interessantes propostas de discussão, como a união estável entre homossexuais e as políticas de Aids voltadas para o público gay, itens que tem ganhado cada vez mais destaque na mídia e já tramitam nas esferas políticas brasileiras, gerando polêmica. Grandes nomes e especialistas estarão na cidade para debater esses assuntos, em consonância com o cuidado da organização do evento, que fechou a programação com mais de 40 dias de antecedência. Um exemplo muito positivo, vale mencionar. E ainda vão rolar as atividades culturais durante todos os dias...

Um outro fator que chama a atenção é a proposta de segurança, com um efetivo de 500 homens no esquema. Com a expectativa de 120 mil participantes, a segurança realmente necessita ser reforçada, já que o número de participantes, que além dos homossexuais e simpatizantes, contam com uma boa parcela de curiosos heterossexuais, é bastante significativo. E demonstra que a população participa com muito orgulho, independentemente da opção sexual, da Rainbow Fest. Em um momento em que boa parte do país ainda vem com o milho, Juiz de Fora já está com o fubá pronto... Ponto para nossa cidade!

Até porque não há como ficar indiferente ao colorido que a festa traz para a cidade e nem aos benefícios que a comemoração incrementa no comércio, na rede hoteleira, no setor de serviços, em geral. Serve de inspiração, inclusive, para os demais movimentos sociais, como os que lutam contra o racismo e pela erradicação da violência doméstica. A mobilização, no caso da comunidade homossexual, demonstra estar alguns degraus acima dos demais, obtendo, desta forma, possibilidades de direitos cada vez mais concretos, fazendo justiça à liberdade de escolha de qualquer ser humano.

E isso porque não falei ainda da confraternização e da alegria, itens característicos da Parada Gay. Momento em que a opressão imposta ao longo de algumas gerações é deixada de lado e acontece a catarse. Seja pelas fantasias, pelas brincadeiras ou pelos nomes das concorrentes ao Miss Brasil Gay, como Sheila Xiss, Victória Viper e Samanta Star, percebe-se que a zona pink tem muito bom humor.

Não é preciso ser gay para entender e respeitar as opções escolhidas por alguém. Basta saber conviver, extrair o que se tem de melhor. Não há mais espaço para fanatismo e intolerância de qualquer natureza. E Juiz de Fora está no caminho certo. Que o orgulho que a cidade possui em receber a Rainbow Fest possa servir de exemplo.

Juliano Nery tem orgulho de ser humano e respeita a diversidade.


Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.