Artista transforma lixo em brinquedos e objetos de decoração

Por

Artista transforma lixo em brinquedos e objetos de decora??o

Artista transforma lixo em brinquedos e objetos de decoração

Embalagens plásticas, sucatas eletrônicas e até talheres são reutilizados para confecção de novas peças

Andréa Moreira
Repórter
7/06/2013

Sonhos de criança transformados em arte. O que começou um pouco por necessidade e muito por criatividade se transformou anos depois em obras de arte e brinquedos pedagógicos, que além da utilidade e beleza, trazem junto a mensagem de preservação ambiental. Este é o trabalho do técnico de redes por profissão e artesão por paixão, Wagner Hansen. "Quando eu era criança, minha família não tinha dinheiro para comprar brinquedos para mim e meus irmãos, então nós mesmos fabricávamos. Fazíamos carrinhos de rolimã, pipa, pião, bonecos de chuchu e tudo o mais que nossa imaginação permitia."

Com o dom nato, há cerca de dois anos, Hansen lembrou do tempo de infância e resolveu voltar as criações. "Peguei um vidro de xampu e fiquei analisando em que aquela embalagem poderia se transformar. Imaginei então um avião e daí surgiu o primeiro brinquedo," afirma o artesão, destacando que a preocupação ambiental foi uma das grandes motivações. "Sempre achei um absurdo jogar potes e embalagens tão perfeitas e resistentes no lixo. Sabia que aquilo poderia ser algo mais, e consegui que fosse um brinquedo."

Lixo eletrônico

Depois das embalagens, o técnico de redes, vendo a quantidade de lixo eletrônico cada vez mais crescente, resolveu transformar aquela sucata em objetos de decoração e de utilidades domésticas. "As pessoas começaram a doar disquetes, drives e outros lixos eletrônicos. Como não podia transformar aquilo em brinquedo, comecei a fazer os objetos de decoração."

Com uma variedade de peças, o artista consegue transformar, por exemplo, os "velhos" disquetes em porta treco e até mesmo bolsa; carcaças de computadores, em luminárias ou relógios. "Fico olhando para aquele material e imaginando como fabricar um objeto resistente, funcional e bonito," explica Hansen.

Entre os materiais utilizados pelo artista, também estão os talheres. Com garfos e colheres Hansen consegue fazer suporte para CD's ou DVD's, porta latas e objetos de decoração. "Nessa técnica eu utilizo apenas os talheres e parafusos para dar mais firmeza aos objetos."

Consciência ambiental

Mesmo com a infinidade de embalagens e lixo eletrônico existente, Hansen revela a dificuldade em conseguir matéria prima. "Antigamente era bem mais difícil conseguir algum material. Passei muito tempo juntando descartes eletrônicos e domésticos. Às vezes, surgia uma ideia, mas não tinha material, então cheguei até desmanchar obras e brinquedos prontos para construir outros," revela o artesão, destacando que as doações são muito bem-vindas. "Sempre estou coletando materiais. E minha recompensa é em dobro, pois ao mesmo tempo que consigo criar um objeto, sei que também estou tirando algo do lixo, que consequentemente iria contaminar o meio ambiente."

Hansen revela ainda acreditar que as pessoas estão mais conscientes sobre as questões que envolvem o meio ambiente, porém falta mais motivação por parte do governo. "Precisamos que os políticos se dediquem mais a estas questões. Por exemplo, falta pontos de coleta e parceria com empresas especializadas na destinação correta destes resíduos."

Serviço

Quem quiser conhecer mais o trabalho deste artista ou ainda adquirir algum produto, pode visitar a página no Facebook intitulada Consciência Verde. Ainda no segundo semestre deste ano, Hansen também irá inaugurar o site com o mesmo nome.

Os textos são revisados por Mariana Benicá