Quarta-feira, 14 de setembro de 2011, atualizada às 18h

Atividades marcam a Semana da Árvore em Juiz de Fora 

Da Redação
árvores

Uma série de atividades ocorrem de 19 a 23 de setembro em comemoração Semana da Árvore. Apresentações de teatro e dança, campanha educativa, visita guiada e curso, abertos ao público, fazem parte da programação (veja).

A abertura das atividades será na segunda-feira, 19, com a palestra "Motivação para a Sustentabilidade". O evento, para convidados, será no Anfiteatro João Carriço. No mesmo dia, no Parque Halfeld, o público poderá conferir apresentações de teatro e dança a partir das 14h. Estão previstos o Coral Argentino, o Teatro de Fantoches do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), o grupo de dança Pequenos Artistas, da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) e, para fechar a programação, o teatro de fantoches da Defesa Civil.

Na terça-feira, 20, haverá plantio de mudas em escolas municipais e estaduais da cidade. Na quarta-feira, 21, das 9h às 17h, stands poderão ser visitados no Parque Halfeld. Na quinta-feira, 22, às 9h, haverá trilha da Guarda Municipal no Morro do Imperador. No mesmo dia, às 14h30, o Demlurb realiza campanha educativa e reflorestamento da Floresta Municipal Vila da Conquista.

Para fechar a programação da semana, na sexta-feira, 23, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) participarão de palestra seguida de visitação ao Aterro Sanitário de Dias Tavares. Das 13h às 17h, haverá visita guiada no Parque da Lajinha. A participação é livre.

Curso Ecologia Interior

Faz parte da programação da Semana da Árvore o curso Ecologia Interior, que acontecerá nos dias 22 e 23, no Parque da Lajinha. Por meio de oficinas e vivências, o curso buscará incentivar as pessoas a compreender sua existência, seu papel enquanto indivíduo e a coletividade para a sustentabilidade do planeta. Para isso, serão trabalhadas três abordagens principais: O EU - Natureza Interior, Eu e os outros - Coletividade, Sociedade e Natureza.

Em Natureza Interior serão apresentados os temas: a essência do ser humano; reintegração da unidade corpo mente alma; motivação; autoestima; aspectos do eu; inteligência emocional; a contribuição individual para melhoria das condições ambientais no local onde se vive; as habilidades humanas; valores e atitudes; percepção e tomada de decisões.

Para a Coletividade: relações entre grupos; conflitos; empatia; cooperação; sinergia; comportamento organizacional; construção de uma sociedade democrática e ética; resgatar valores culturais; unindo forças para alcançar objetivos comuns; respeitando a diversidade e as diferenças.

Sociedade e Natureza abordará temas relacionados com consumo consciente; visões alternativas para o consumo e uso integral dos bens materiais e da natureza – reduzindo, reaproveitando, reciclando; escolha e ação nas decisões coletivas; sinergia coletiva sociedade x natureza; o dilema do ter e do ser.

A carga horária do curso é de 16 horas. Estão disponíveis 25 vagas. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, 20, através do e-mail agendajf@pjf.mg.gov.br. Para se inscrever, o interessado deve informar nome, profissão, endereço e telefone para contato.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken