ORIENTA??O VOCACIONAL

Psic?loga M?nica de Carvalho Pereira.

Escolher uma profiss?o n?o ? tarefa f?cil, deve-se levar em conta v?rios fatores, entre eles: a aptid?o, a satisfa??o pessoal, o mercado de trabalho, vantagens financeiras, o avan?o tecnol?gico, a conjuntura econ?mica, a faculdade que poder? cursar e etc.

A orienta??o tem o prop?sito de abrir as possibilidades de escolha atrav?s da percep??o dos interesses e aptid?es de cada um. A id?ia ? ampliar os horizontes, sem excluir nada que pare?a importante ao adolescente, respeitando suas potencialidades e limita?es. A Orienta??o Vocacional completa tem v?rias etapas:

  • Uma ou mais entrevistas iniciais, individuais com informa?es sobre o processo e coleta de dados pessoais;
  • Aplica??o de testes psicol?gicos;
  • Informa?es sobre cursos e carreiras;
  • Uma entrevista devolutiva final, onde s?o discutidas as informa?es obtidas durante o processo e os resultados das avalia?es.

Os testes vocacionais n?o substituem o processo de Orienta??o Vocacional, s?o apenas mais uma ferramenta que permite ao psic?logo colher dados para ter um melhor resultado final. Eles n?o fazem milagres, n?o s?o como uma ?bola de cristal? que adivinha desejos, pretendem descobrir potenciais, talentos e interesses que muitas vezes o adolescente n?o sabe que possui. Ainda que as perguntas pare?am tolas, t?m o objetivo de investigar e colher pistas das impress?es de uma pessoa sobre um campo profissional.

M?nica de Carvalho Pereira
? psic?loga cl?nica e orientadora vocacional,
formada pela UFMG.