Licenças para implantação do 3G em Juiz de Fora começam a ser emitidas em 11 de dezembro
Repórter
As primeiras licenças para a implantação da tecnologia 3G em Juiz de Fora vão ser emitidas a partir do dia 11 de dezembro. Segundo informações da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), a emissão dos documentos vai seguir a ordem dos pedidos, que começaram a chegar ao órgão na segunda semana de novembro.
A assessoria de comunicação da SAU informa que 120 pedidos de licenciamento foram feitos até o último dia 20 de novembro e estão em análise. No entanto, todos são referentes a antenas já instaladas na cidade.
Ainda de acordo com a SAU, nenhuma das operadoras solicitou autorização para construção de novas antenas na cidade. Os pedidos poderiam ter sido realizados desde o final de outubro, quando o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) encerrou o processo pela inconstitucionalidade da Lei Municipal 11.045/05. O fim do trâmite flexibilizou a instalação de equipamentos transmissores de radiação eletromagnética não ionizantes, seguindo determinação da Lei Federal 11.934/09.
A TIM informa, por meio de sua assessoria, que o cronograma de expansão de sua cobertura em Juiz de Fora está em fase de finalização. Atualmente, a operadora oferece as tecnologias GSM/GPRS e Edge na cidade. A Claro revela que está em processo de estudo de sua cobertura em Juiz de Fora e, no momento, não irá se pronunciar sobre o lançamento das operações 3G no município.
A Vivo aguarda a emissão dos licenciamentos para definir e divulgar seu cronograma de implantação da tecnologia. A assessoria da Oi afirma que a empresa que não se pronuncia individualmente e segue a palavra oficial da Associação Nacional de Operadoras de Celulares (Acel). A porta-voz da Acel não foi encontrada para comentar o assunto.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!