Terça-feira, 4 de janeiro de 2011, atualizada às 18h34

Carnês do IPTU começam a chegar na próxima semana

Da Redação

Os carnês do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começarão a chegar às mãos dos contribuintes juiz-foranos a partir da próxima quarta-feira, 12 de janeiro. Quem preferir obter o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), por meio da internet, para quitar o imposto, poderá fazê-lo na página da Prefeitura, também a partir do dia 12. Os boletos do IPTU serão enviados aos imóveis até o dia 24 de janeiro.

Os contribuintes que não receberem os carnês poderão solicitar a segunda via entre os dias 25 de janeiro e 10 de março, no atendimento presencial do JF Informação ou nos centros regionais (veja abaixo os endereços). O juiz-forano deverá apresentar o carnê do ano anterior ou o número de inscrição do imóvel. Caso não tenha nenhum dos dois em mãos, deve procurar a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), com o documento de propriedade do imóvel, para obter o número de inscrição mobiliária.

O pagamento à vista do IPTU pode ser feito até o dia 10 de fevereiro, com abatimento de 10% no valor total do imposto. Caso o contribuinte tenha algum débito relacionado à inscrição mobiliária, o desconto para o pagamento à vista cai para 5%. O pagamento pode, ainda, ser feito em dez parcelas iguais, sendo a primeira com vencimento em 10 de março e as demais com vencimento no dia 10 dos meses seguintes.

O período de reclamações contra o lançamento do imposto ocorre entre 14 de fevereiro e 10 de março, também no JF Informação ou nos centros regionais. Quem quiser garantir o desconto à vista deve fazer o pagamento até o prazo, mesmo que discorde do valor. O imposto poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, do Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Bradesco, Santander, Bancoob, HSBC, Caixa Econômica Federal, além das lotéricas. As loterias só receberão pagamentos de até R$ 1 mil.

Endereços úteis
  • JF Informação: avenida Rio Branco 2.234, Centro (Paço Municipal)
  • Centro Regional Sul: rua Porto das Flores 270, Santa Luzia
  • Centro Regional Norte: rua Inês Garcia 357, Benfica
  • Centro Regional Oeste: avenida Presidente Costa e Silva 2.184, São Pedro
  • Centro Regional Nordeste: avenida Juiz de Fora 92, Grama
  • Secretaria de Atividades Urbanas: avenida Rio Branco 1843, 1º andar, Centro

Os textos são revisados por Thaísa Hosken