Juiz-foranos organizam ato contra a violência na cidade

Foram registrados 12 assassinatos na cidade em janeiro de 2014, contra 8 em 2013 e 2 em 2012

Lucas Soares
Repórter
5/02/2014*
Paz

O número de homicídios registrados no mês de janeiro em Juiz de Fora aumentou seis vezes se comparado a 2012. Há dois anos, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) registrou dois homicídios na cidade, enquanto a Polícia Militar (PM) local mediu 12 assassinatos em 2014. O aumento do número levou alguns juiz-foranos a se mobilizar, pedindo um basta contra a violência.

Em um evento criado no Facebook, intitulado 1º Ato Contra a Violência em Juiz de Fora, mais de 450 pessoas já estão com presença confirmada. O movimento vai acontecer na Praça São Mateus, na próxima sexta-feira, 7 de fevereiro, a partir das 17h. Segundo o técnico em informática Corey Barbosaum dos organizadores, a ideia é mudança. "Já não aguentamos a inércia das autoridades diante o caos que se instalou em Juiz de Fora. A criminalidade está em escalas alarmantes e nós, cidadãos de bem, acabamos nos tornando refém da má administração", explica.

Outra reivindicação dos manifestantes é uma atitude urgente da prefeitura e da Polícia Militar. "O que nós queremos e que as autoridades se movam de modo efetivo para mudar esse cenário, pois somos enrolados com estatísticas de veracidades duvidosas, que não refletem nossa realidade. Estamos cansados de ser enganados! Queremos resultados concretos em relação à criminalidade. A sociedade também tem responsabilidade em cobrar seus representantes, não podemos ser coniventes diante a esse cenário perturbado. A impressão que fica e que o senhor prefeito ainda não tomou posse, pois não toma atitudes que realmente combatem os crimes. Quando a prefeitura tomar uma atitude de fato, não a escutaremos somente nos jornais, mais iremos vivenciar isso no nosso dia a dia, tendo tranquilidade de sair de casa sabendo que estamos sendo bem guardados, que temos retorno de nossos impostos", afirma o organizador. 

Prefeitura se manifesta

Por meio de nota enviada ao Portal ACESSA.com na noite da última quarta-feira, a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora informa: 

"Ainda antes de tomar posse e também durante o primeiro ano de mandato, o prefeito Bruno Siqueira, preocupado com os dados crescentes relacionados à violência em Juiz de Fora, esteve pessoalmente, por diversas vezes, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, reivindicando medidas efetivas de combate ao crime na cidade. Nestas oportunidades, solicitou, por exemplo, o aumento dos efetivos das polícias Civil e Militar e ampliação da estrutura oferecida ao trabalho das corporações na cidade.

Além disso, apesar de a segurança pública ser uma atribuição do Estado conforme prevê a Constituição Federal, desde o início de 2013 a Prefeitura de Juiz de Fora deu início a uma série de ações com o objetivo de garantir mais segurança no município. Entre elas, merece destaque o Plano de Ações Integradas de Segurança Pública e Cidadania, executado em parceria com a Polícia Militar já nos primeiros meses do novo governo, que prevê, entre outras iniciativas, a implantação do Projeto Olho Vivo em Juiz de Fora, com a instalação de 54 câmeras de vigilância em diversas regiões da cidade, e a ampliação do Projeto Ambiente de Paz. Além disso, o Executivo deu início ao processo de criação do Plano Municipal Sobre Enfrentamento à Violência, em parceria com UFJF, a Câmara Municipal e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No final do ano, a Prefeitura promoveu ação inédita na cidade, através de amplo debate e envolvimento da sociedade para melhoria da segurança, em 16 dias de mobilização dentro do Projeto JF em Pacto Pela Paz. Fora isso, todas as praças municipais receberam serviços de conservação e o Parque Halfeld, considerado o coração da cidade, já recebeu um posto fixo da Guarda Municipal e, agora, vai passar por uma ampla revitalização, que prevê, inclusive, um novo projeto de iluminação.

Outra ação que merece destaque é o JF+Cidadania, cujo projeto piloto está sendo instalado na Vila Olavo Costa. Neste sentido, o bairro vem passando por intervenções, como troca de toda a iluminação, revitalização de praças e jardins, e vai receber a construção de muros de contenção, quadras poliesportivas, Centro de Atenção de Assistência Social (Cras), Centro de Educação Infantil e Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps). Uma unidade do Ambiente de Paz será instalada no local e 20 câmeras de monitoramento do projeto “Crack: é possível vencer”, serão instaladas para reforçar a segurança da região.

Todas estas ações podem ser acompanhadas no site da Prefeitura: www.pjf.mg.gov.br"

O Portal ACESSA.com também tentou entrar em contato com a Polícia Militar, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

*Atualizada às 20h13 e às 20h51 de 05/02/2014 e às 11h19 de 06/02/2014

ACESSA.com - Juiz-foranos organizam ato contra a viol?ncia na cidade