Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, atualizada às 19h

Prazo para retirada da segunda via do carnê do IPTU tem início nesta terça-feira

Aline Furtado
Repórter

Começa nesta terça-feira, 25 de janeiro, o prazo para a retirada da segunda via do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos contribuintes que ainda não receberam o documento. Nesta segunda-feira, dia 24, foi finalizada a entrega, pelos Correios, dos documentos referentes aos aproximadamente 182 mil imóveis de Juiz de Fora.

A retirada da segunda via pode ser feita até o dia 10 de março, nos guichês do JF Informação ou nos centros regionais. Para fazer a solicitação, é necessário apresentar o carnê do ano anterior ou o número de inscrição do imóvel. Caso o contribuinte não possua nenhum dos dois, é necessário ir até a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) e apresentar um documento de propriedade do imóvel, para ter acesso ao número.

Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a cidade tem, atualmente, 211.310 imóveis cadastrados. Deste total, 182.685 são pagantes, 67.947 têm isenção parcial e 28.645 têm isenção total.

Reclamação

As reclamações referentes ao valor do IPTU também devem ser feitas no JF Informação ou nos centros regionais, entre dos dias 14 de fevereiro e 10 de março. A queixa só poderá ser apresentada pelo contribuinte ou procurador habilitado. Caso o interessado queira garantir o desconto relativo ao pagamento à vista, é necessário efetuar o pagamento via cota única até o vencimento e protocolizar a reclamação dentro da data limite.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken