Quase duas toneladas de maconha apreendidas em JF N?meros s?o referentes a janeiro a agosto. Nesse mesmo per?odo, a coca?na recolhida n?o ultrapassa os 80 kg e a quantidade de crack n?o chega a 10 kg



Thiago Werneck
Rep?rter
11/09/2007

As Pol?cias Federal, Civil e Militar j? apreenderam quase duas toneladas de maconha em Juiz de Fora, entre janeiro e agosto desse ano. O n?mero ? muito maior do que a apreens?o de qualquer outra droga. Nesse mesmo per?odo, a coca?na recolhida n?o ultrapassa os 80 kg e a quantidade de crack n?o chega a 10 kg.

O delegado chefe da Pol?cia Federal, Marcos Enrique Almeida, afirma que o resultado de tantas apreens?es se deve ao trabalho de intelig?ncia realizado e tamb?m pela coopera??o entre as pol?cias. "Temos juntado for?as com as Pol?cias Civil e Militar e esse interc?mbio tem ajudado muito na repress?o ao tr?fico", observa.

A maior parte da droga apreendida fica sob cautela da Pol?cia Federal (PF). Segundo os c?lculos da pol?cia, at? agosto foram apreendidas 1.710 toneladas de maconha e 74 kg de coca?na. O trabalho ? feito a partir de den?ncias e, de acordo com o delegado, demora o tempo necess?rio para ser conclu?do. "Investigamos at? termos como provar o crime, para fazer a pris?o em flagrante", explica. A Pol?cia Federal, em 2007, n?o recolheu nenhuma droga a n?o ser coca?na e maconha.

O trabalho da pol?cia
Foto: Drogas As drogas apreendidas pela Pol?cia Militar s?o levadas para a PF e Pol?cia Civil. Por quest?o de um conv?nio formal entre as partes, a Pol?cia Civil (PC) fica com parte das apreens?es que faz. Nos n?meros apresentados pela PC ficam de fora a quantidade encontrada com usu?rios, que fica registrado em TCO.

At? agosto desse ano, a Pol?cia Civil apreendeu 115 kg de maconha. N?mero que vem caindo desde 2005 (confira no gr?fico), quando 265 kg da droga foram recolhidos. Mas a estabilidade das est?tisticas para apreens?o de drogas, pode mudar a qualquer momento, basta haver uma grande apreens?o.

Um exemplo: em uma apreens?o de maconha na ?ltima quinta-feira, dia 6 de setembro, na localidade de Rancheria, pr?ximo a Lima Duarte, 94 kg de maconha foram encontrados. A quantidade quase iguala o que foi recolhido nos primeiros oito meses desse ano e joga o n?mero de apreens?o, em 2007, para mais de 200 kg, aumentando o n?mero de apreens?es em rela??o ao ano passado.

Mas seguindo os n?meros absolutos, a apreens?o de coca?na aumentou quase 40%, em 2006, quando relacionada a 2005. E diminuiu em mais de 300%, em 2007(3,7 kg), sempre levando em conta dados de janeiro ? agosto. Nesse mesmo per?odo, em 2005, n?o houve apreens?o de pedras de crack. J? nessa mesma parte do ano, em 2006, 8,4 kg dessa droga foram apreendidos, com aumento de 300 gramas, em 2007.

Nos ?ltimos tr?s anos, apenas em 2006 a Pol?cia Civil apreendeu ext?se e LSD. Procurado pela reportagem da ACESSA.com, o delegado da Pol?cia Civil de T?xicos e Entorpecentes de Juiz de Fora, Geraldo Queiroz n?o quis comentar os n?meros.

Compare os n?meros nos gr?ficos

gr?fico com dados do crack

gr?fico com dados do crack

gr?fico com dados do crack