"Cinema no Almo?o" é nova opçâo cultural para os juizforanos nas quartas-feiras

Por

Sexta-feira, 26 de junho de 2009, atualizada às 13h30

Cinema no Almoço é nova opção cultural para os juizforanos

Da redação

A partir do dia 1° de julho, os juizforanos terão uma oportunidade de diversão gratuita, sempre às 12h30, nas quartas-feiras. O projeto Cinema no Almoço, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), exibirá filmes no Anfiteatro do Museu Ferroviário (avenida Brasil, 2001) , com o objetivo de proporcionar uma alternativa cultural aos trabalhadores que circulam pela região.

Os produtores locais também poderão aproveitar o espaço para exibir seus filmes. As instruções para envio do material estão no site da Prefeitura. Os filmes comerciais serão selecionados mensalmente, respeitando uma temática estabelecida para o período. No mês de junho, a "comida" ganha espaço na tela.

Confira a programação (de 1/7 a 29/7)

01/07 - O tempero da vida, Tassos Boulmetis (108 minutos) – Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que lhe ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer, Fanis (interpretado, quando adulto, por Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos, ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul para reencontrar seu avô e, também, o seu primeiro amor.

08/07 – Estômago, Marcos Jorge (112 minutos) – Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, ele transforma o estabelecimento em um grande sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

15/07 – Ratatouille, Brad Bird (110 minutos) – Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha em se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, Remy fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

22/07 - Depois daquele baile, Roberto Bomtempo (108 minutos) – Dóris (Irene Ravache) é uma viúva sensual, que mora em Belo Horizonte e leva a vida cuidando de uma pensão. Ela é ajudada por Bete (Ingrid Guimarães), sua sobrinha, que veio para a cidade com o objetivo de estudar enfermagem. Entre os clientes mais assíduos de Dóris estão Freitas (Lima Duarte) e Otávio (Marcos Caruso), dois amigos que têm em torno de 60 anos e que disputam o coração da viúva. É quando Freitas propõe uma aposta a Otávio, em que quem ganhar terá um mês para conquistar Dóris. Aquele que perder será obrigado a abrir caminho para o rival.

29/07 - O último jantar, Stacy Title (91 minutos) – Um dos cinco moradores de uma casa em Iowa convida para jantar um homem que lhe deu uma carona. Mas à noite sofre uma reviravolta quando o recém-chegado ataca um dos seus anfitriões e acaba sendo morto pelos amigos destes. Após este episódio os cinco concluem que deixaram o mundo melhor matando-o e passam a, rotineiramente, convidar para jantar pessoas com tendências radicais, que se defenderem argumentos descabidos, são envenenadas durante a refeição.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes