Moradores da rua Bernardo Mascarenhas estão insatisfeitos com as precariedades da via
Repórter
"A cada dia, fica mais difícil passar pela rua Bernardo Mascarenhas, no bairro Fábrica. O trânsito fica intenso, principalmente, em horários de pico. Esse problema tem sido registrado há cerca de dois anos", afirmou o vereador Wanderson Castelar (PT), em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 22 de agosto, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Segundo o vereador, o congestionamento no trânsito acarreta um atraso dos moradores da localidade. A moradora do bairro Edineia Bonfim, cobra uma sinalização para a região. "A situação está um caos. Os carros não param para o pedestre e o semáforo não funciona."
O morador da região, Vicente de Paulo de Souza, que reside no local há 20 anos, concorda com a opinião de Edineia e completa. "O trânsito está cada dia pior. Outro problema são os motoristas que estacionam os carros em cima do passeio, o que acaba dificultando a passagem dos pedestres", afirma. O tempo do semáforo localizado próximo ao 10° Batalhão também foi citado como um fator prejudicial.
- Bairro Jardim da Lua vai ganhar Uaps para atendimento de mais de 3.500 pessoas
- Médicos querem derrubar ordem de serviço que obriga plantão ininterrupto no HPS
- Juiz de Fora pode ganhar Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas
De acordo com a professora Alfa Esteves, a rua e as vias do entorno estão sujas. "Os esgotos estão mal cuidados. O cruzamento da rua Tereza Cristina não tem sinalização. Várias pessoas já foram atropeladas. Essa situação é uma vergonha."
A presidente do bairro, Irene Aparecida, diz que outros problemas, além do trânsito, são os carros estacionados na via. Segundo Irene, o número de vendas de carro é grande na região, com isso os veículos têm ocupado o lugar que deveria ser destinado aos pedestres. "A rua Eduardo Vaz, também virou um ponto de estacionamento. Com a chegada de uma nova empresa que vai atuar no local, a situação vai piorar", avalia.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Márcio Gomes Bastos, em até 20 dias vão ser implantados 80 contadores de tráfego na região. Bastos afirma que, a sinalização também está sendo revitalizada.
O secretário disse que existem outras intervenções para o local. "A ponte José Etrópio, no bairro Santa Terezinha deverá ser fechada, passando direto para a Tereza Cristina, no bairro Mariano Procópio. A mudança no itinerário dos coletivos também foi anunciada. "Ao invés de pararem na Praça do Riachuelo, os ônibus terão um ponto na avenida Francisco Bernardino, o que diminuirá o trajeto e o tempo de viagem", destacou. A construção de uma ponte atrás do supermercado Mart Minas levando o trânsito para a avenida Brasil também foi cogitada.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!