Segunda-feira, 22 de agosto de 2011, atualizada às 19h27

Moradores da rua Bernardo Mascarenhas estão insatisfeitos com as precariedades da via

Jorge Júnior
Repórter
rua

"A cada dia, fica mais difícil passar pela rua Bernardo Mascarenhas, no bairro Fábrica. O trânsito fica intenso, principalmente, em horários de pico. Esse problema tem sido registrado há cerca de dois anos", afirmou o vereador Wanderson Castelar (PT), em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 22 de agosto, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Segundo o vereador, o congestionamento no trânsito acarreta um atraso dos moradores da localidade. A moradora do bairro Edineia Bonfim, cobra uma sinalização para a região. "A situação está um caos. Os carros não param para o pedestre e o semáforo não funciona."

O morador da região, Vicente de Paulo de Souza, que reside no local há 20 anos, concorda com a opinião de Edineia e completa. "O trânsito está cada dia pior. Outro problema são os motoristas que estacionam os carros em cima do passeio, o que acaba dificultando a passagem dos pedestres", afirma. O tempo do semáforo localizado próximo ao 10° Batalhão também foi citado como um fator prejudicial.

De acordo com a professora Alfa Esteves, a rua e as vias do entorno estão sujas. "Os esgotos estão mal cuidados. O cruzamento da rua Tereza Cristina não tem sinalização. Várias pessoas já foram atropeladas. Essa situação é uma vergonha."

A presidente do bairro, Irene Aparecida, diz que outros problemas, além do trânsito, são os carros estacionados na via. Segundo Irene, o número de vendas de carro é grande na região, com isso os veículos têm ocupado o lugar que deveria ser destinado aos pedestres. "A rua Eduardo Vaz, também virou um ponto de estacionamento. Com a chegada de uma nova empresa que vai atuar no local, a situação vai piorar", avalia.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Márcio Gomes Bastos, em até 20 dias vão ser implantados 80 contadores de tráfego na região. Bastos afirma que, a sinalização também está sendo revitalizada.

O secretário disse que existem outras intervenções para o local. "A ponte José Etrópio, no bairro Santa Terezinha deverá ser fechada, passando direto para a Tereza Cristina, no bairro Mariano Procópio. A mudança no itinerário dos coletivos também foi anunciada. "Ao invés de pararem na Praça do Riachuelo, os ônibus terão um ponto na avenida Francisco Bernardino, o que diminuirá o trajeto e o tempo de viagem", destacou. A construção de uma ponte atrás do supermercado Mart Minas levando o trânsito para a avenida Brasil também foi cogitada.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!