Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012, atualizada às 17h32

Encontrados dois corpos levados pelas enxurradas em Ponte Nova e em Além Paraíba

Aline Furtado
Repórter
Ponte Nova

O corpo de Diego Tuler Vieira, de 28 anos, flagrado por um cinegrafista amador ao ser levado pela correnteza do rio Piranga, em Ponte Nova (foto ao lado), no dia 3 de janeiro, foi encontrado nesta quarta-feira, dia 18, agarrado a um galho de árvore no fundo do rio.

Segundo informações da Prefeitura de Ponte Nova, o homem teria saído de casa para pedir ajuda para a mãe e para a irmã, que estavam ilhadas no local. No caminho, subiu em um parapeito às margens do rio, quando encostou em uma luminária, levou um choque e caiu na água.

Já o corpo de Roseli do Nascimento, de 45 anos, estava desaparecido desde o último dia 9, quando a mulher foi arrastada pela força das enxurradas provocadas pelas chuvas em Além Paraíba. Moradores encontraram o corpo, em avançado estado de decomposição, agarrado a um pé de acerola nos fundos de uma casa localizada às margens do rio Paraíba do Sul, na Vila Laroca, na tarde da última terça-feira, dia 17. Bombeiros fizeram o resgate e o corpo foi levado ao necrotério da cidade.

De acordo com o mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, o número de mortos em consequência das chuvas em todo o Estado chega a 16. Os nomes das duas pessoas que tiveram os corpos encontrados ainda não foram incluídos na lista do órgão, visto que os casos estão sendo analisados. Segundo a Defesa Civil, dois corpos ainda estão desaparecidos, um em Santo Antônio do Rio Abaixo e um em Belo Horizonte.

Áreas de risco em Além Paraíba são analisadas

Cinco geólogos do Ministério de Minas e Energia (MME) estão fazendo, em Além Paraíba, a avaliação das áreas de risco do município, a fim de auxiliar nos trabalhos de reconstrução. Os profissionais apontaram que o principal problema no município é a ocupação irregular, com casas erguidas nas encostas e às margens do rio.

Ainda em ritmo de reconstrução da cidade, os mais prejudicados pelas chuvas buscam alimentos e água potável. A situação de distribuição de água ainda não foi normalizada, nove dias depois da chuva que castigou Além Paraíba. Segundo informações da Prefeitura e da Copasa, a previsão é que o abastecimento seja normalizado no prazo de três dias.

Recursos

O Ministério da Integração Nacional autorizou o empenho de recursos para a execução de obras de reconstrução e recuperação em cidades mineiras. As portarias foram publicadas nesta quarta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU). As obras deverão ser realizadas no período de um ano a partir da liberação dos recursos.

Quase 180 municípios em situação de emergência  

Subiu para 179 o número de municípios de Minas Gerais que decretaram situação de emergência, devido às chuvas que caem sobre o Estado desde outubro. No total, 252 cidades foram atingidas, afetando 3.206.723 pessoas. Entre os afetados, 54.826 estão desalojados e 47.733 estão desabrigados. Mais de 17 mil casas foram atingidas pelas chuvas. Em todo o Estado, quase 360 pontes foram destruídas, de acordo com balanço da Defesa Civil.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.