Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012, atualizada às 18h

Vans escolares serão vistoriadas a partir da próxima segunda-feira 

Da Redação
Van Escolar

As vans escolares de Juiz de Fora serão fiscalizadas a partir da próxima segunda-feira, 30 de janeiro. A ação faz parte da vistoria semestral dos 241 veículos cadastrados para realizar este transporte na cidade.

As datas da fiscalização foram definidas de acordo com o final do número do Cartão de Identificação do Veículo (CIV). Vans que possuem CIV's com final entre 1 e 120 devem procurar o posto da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, entre os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro. Já aquelas com final entre 121 e 241 serão vistoriadas entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Entre 13 e 15 de fevereiro serão resolvidas as pendências diagnosticadas durante a fiscalização. O posto de atendimento funciona das 8h30 às 11h30.

Neste procedimento, são vistoriadas as partes mecânicas e elétricas dos veículos, além da documentação da van e do condutor. Os itens de segurança previstos no Código de Trânsito Brasileiro também passarão por verificação, como cintos, travas das janelas, freios, buzinas, pneus, suspensão, tacógrafo e extintor de incêndio. Ainda serão conferidos o layout externo da van, a taxa de emissão de poluentes, o estado geral da carroceria do veículo, limpeza e higiene.

Após a aprovação, o permissionário receberá o selo de vistoria. Sem esta certificação, as vans escolares não podem transitar pela cidade, sob pena de o veículo ser apreendido e o permissionário perder cinco pontos na carteira e pagar multa de R$127,69 (de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro). Já a legislação municipal (Lei 8.110 / 1992) prevê multa de R$ 35,50, e o permissionário fica impedido de tirar licença no ano subsequente.

Os pais ou responsáveis pelas crianças devem exigir a presença deste selo e o respeito à capacidade máxima de passageiros transportados pelas vans escolares. Este número varia de acordo com o modelo do veículo, mas é necessário que cada criança conte com um cinto de segurança próprio dentro da van. O telefone para responder às dúvidas dos pais sobre o serviço é (32) 3690-7566.

Antes de realizar a vistoria, o condutor de van escolar precisa levar ao JF Informação os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovante de curso específico para o transporte escolar; print emitido pelo Detran, declarando o histórico de multas dos últimos 12 meses; CRLV; seguro obrigatório; laudo de vistoria expedido pela Delegacia Adjunta de Trânsito e Acidentes da 7ª DRSP; taxa de vistoria paga; e o CIV.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Vans escolares ser?o vistoriadas a partir da pr?xima segunda-feira

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!