Moradores do Paineiras reclamam de atraso nas linhas de ônibus Segundo os usuários, espera pode chegar a duas horas. Settra confirma o problema e anuncia que vai fazer fiscalização nos horários das linhas 501

Thiago Stephan
Repórter
27/2/2012
501/Padre Café

Os moradores do bairro Paineiras estão sofrendo com as linhas de ônibus que atendem a região: 501/Padre Café e 503/Paineiras. Segundo eles, os atrasos são grandes e frequentes, o que tem feito muita gente preferir ir a pé do Centro até o bairro. A situação fica pior justamente quando as pessoas estão saindo do trabalho. "Os ônibus têm atrasos de até uma hora. Os motoristas não têm a menor preocupação com o cumprimento dos horários. A gente reclama, mas eles não estão nem aí", destaca a enfermeira Vânia Aparecida de Assis, que trabalha na rua Almirante Barroso.

Segundo a técnica de enfermagem Viviane Oliveira, 26 anos, há dias em que ela demora mais de duas horas até chegar em casa. "Os motoristas matam muitas viagens. Passam pelo ponto e mesmo a gente dando sinal, não param. Minha irmã prefere subir a pé. Quando chove, a situação fica ainda pior. Saio do serviço às 19h e tem dia que chego em casa depois das 21h", revela.

Viviane relatou ainda que é comum ver ônibus da mesma linha viajando um atrás do outro. Foi justamente esta situação observada durante a realização desta matéria. Após cerca de 25 minutos no ponto de ônibus, a primeira linha que atende a região a passar por um dos pontos da avenida Rio Branco foi a 501/Padre Café. Logo atrás, outra linha 501/Padre Café. "Parece que fazem de propósito. Depois, demora para passar outro", lamenta Viviane.

A pensionista Dalka da Rocha, de 66 anos, moradora da rua Padre Café, confirma o problema. "A gente espera o ônibus para o Centro, sobem quatro e não desce nenhum. Tem dia que esperamos por até 40 minutos. Não sabemos porque isso acontece. São muitas reclamações", disse, antes de optar embarcar em outra linha e terminar o percurso até a sua casa a pé.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), o órgão já percebeu que as duas linhas apresentam problemas. Tanto que, nos próximos dias, a 501/Padre Café passará por fiscalização. A linha 503 também receberá fiscalização, mas a data ainda não foi definida. Cinco ônibus são utilizados na linha Padre Café nos horários de pico, enquanto apenas um veículo faz a linha Paineiras durante todo o dia.

A assessoria de comunicação Settra informou ainda que o órgão disponibiliza o telefone (32) 3690-8218, de 8h as 12h e de 14h as 18h, para que os usuários registrem ocorrências de atrasos. As reclamações são encaminhadas para o setor de fiscalização, que posteriormente entra em contato com o usuário para explicar o que foi detectado.

http://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2012/01/26-juiz-foranos-reclamam-do-atraso-dos-onibus-na-avenida-rio-branco/

ACESSA.com - Moradores do Paineiras reclamam de atraso nas linhas de ?nibus