Quarta-feira, 11 de abril de 2012, atualizada às 14h47

Denúncia ao Procon Fone gera apreensão de 45 quilos de produtos irregulares para consumo

  Da Redação
procon

A partir de uma denúncia de um consumidor ao Procon Fone, serviço inaugurado pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), na última semana, foram apreendidos mais de 45 quilos de produtos impróprios para o consumo em um supermercado da cidade, nesta terça-feira, 10 de abril.

Segundo informações da assessoria da Prefeitura, o consumidor queixou-se de ter comprado uma carne no estabelecimento, e, ao chegar em casa, percebeu que o produto apresentava forte odor. As equipes do Procon e os fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) investigaram as suspeitas e confirmaram as irregularidades, constatando que produtos impróprios estavam sendo comercializados.

O material, que inclui carne, salsicha, linguiça, presunto e iogurte, estavam com prazo de validade vencido e/ou conservados de forma inadequada, em refrigeradores com temperatura superior à necessária para seu armazenamento.

Os autos de infração serão encaminhados à Vigilância Sanitária Municipal, que aplicará as penalidades cabíveis ao caso. Todos os alimentos foram encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal.

Orientações

Para protocolar reclamações como a que gerou a apreensão, o Procon orienta que as pessoas devem registrar o máximo de informações possíveis: notas fiscais, endereço do estabelecimento, marca do produto e data da compra. Além disso, na compra de produtos refrigerados, como carnes e laticínios, os consumidores precisam estar atentos aos seguintes pontos:

  • A embalagem das carnes precisa apresentar: o carimbo roxo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIP), que indica que a carne foi aprovada pela fiscalização; identificação da origem; etiqueta-lacre; nome do frigorífico; data de embalagem e de validade; sexo e tipo de animal.
  • Nos balcões frigoríficos existe uma linha vermelha. Os produtos dentro do balcão não podem ficar acima desta linha.
  • Acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significam temperatura incorreta. Os alimentos congelados mantidos nessas condições estragam.
  • Alimentos congelados e resfriados devem ser escolhidos no final das compras, logo antes de se dirigir ao caixa, evitando que fiquem expostos à temperatura ambiente.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Den?ncia ao Procon Fone gera apreens?o de 45 quilos de produtos

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!