Demolições nos bairros Cesário Alvim e Santa Luzia seráo realizadas para prevenção. Mais de 500 ocorrências foram registradas em

Por

Segunda-feira, 4 de janeiro de 2010, atualizada às 17h25

Casas nos bairros Cesário Alvim e Santa Luzia serão demolidas. Mais de 500 ocorrências foram registradas em quatro dias

Pablo Cordeiro **
*Colaboração

Em avaliação realizada pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira, 4 de janeiro, foi decidida a demolição de duas edificações no bairro Santa Luzia, na rua Aurora Torres, e a demolição das ruínas no bairro Cesário Alvim (foto ao lado), na rua "C", cenário de três mortes por soterramento na madrugada da última sexta-feira, 1º de janeiro. No bairro Teixeiras, local onde um deslizamento de terra inviabilizou a passagem pelo acesso sul e derrubou cinco postes de iluminação, os trabalhos irão focar a retirada da terra.

"Foi um final de semana de muito trabalho. Estamos percorrendo os locais para avaliar os riscos e tomando medidas preventivas", ressalta o subsecretário de Defesa Civil, Sérgio Rocha. "No Santa Luzia, onde uma fenda acentuada no asfalto traz perigo de desabamento, 22 famílias foram orientadas a deixarem suas casas e estão com familiares ou amigos." No Cesário Alvim, oito famílias estão desabrigadas, totalizando 30 famílias e 104 pessoas no município.

Novas áreas de risco estão sendo avaliadas pela Defesa Civil. "Tirando a área central da cidade, todas as regiões possuem áreas de risco de desabamento", pontua Rocha.

Mais de 500 ocorrências

Entre a meia-noite do dia 31 de dezembro e as 14h30 desta segunda-feira, dia 4, foram registradas 505 ocorrências pela Defesa Civil, com maior incidência de deslizamentos de terra (315), ameaças de escorregamento (95) e orientações técnicas (30). A Zona Leste foi a mais afetada, com 196 registros, seguida da Sul, com 118 chamadas, sendo 37 somente no Santa Luzia. A Defesa Civil informa que para dúvidas, orientações e denúncias de perigo o número de atendimento é 199.

Pense nos riscos antes de construir
  • Providencie a captação das águas pluviais provenientes dos telhados, lajes e laterais da edificação, guiando-as por tubulações, até a rua situada em nível inferior;
  • Não jogue as águas pluviais na rede de esgoto, porque ela não tem capacidade para escoar líquidos com muita velocidade e em grande quantidade;
  • Não construa fossas sem consulta prévia à Cesama;
  • Verifique periodicamente se existem vazamentos nas tubulações de esgoto e, caso existam, conserte-as rapidamente;
  • Ao construir muros de divisa, direcione corretamente as águas pluviais que incidem sobre a base do mesmo (tubos de drenagem, canaletas impermeabilizadas, etc).
  • Consulte um técnico (engenheiro) quando pretender iniciar escavações para construção de fundações;
  • Não encoste a casa em nenhum talude, seja de corte ou de aterro;
  • Não encoste a casa em nenhum muro de arrimo, ou mesmo não apoie vigas e lajes nestes muros. Os muros de contenção não podem ser paredes de casa.
  • Ao construir sapatas, pilares, vigas e lajes, procure sempre vibrar o concreto no momento da concretagem.

Informações: Defesa Civil

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

** Colaborou: Aline Furtado

Os textos são revisados por Madalena Fernandes