Segunda-feira, 20 de agosto de 2012, atualizada às 16h20

Exposição de materiais militares comemora a Semana do Soldado em Juiz de Fora

Andréa Moreira
Repórter
Tanque do Exército Brasileiro

Armas, equipamentos, munição, veículos e vários outros materiais utilizados na defesa do país e em serviços prestados no exterior podem ser observados pelas pessoas que passarem pela Praça do Riachuelo, no Centro de Juiz de Fora, até esta sexta-feira, 24 de agosto (veja galeria de fotos abaixo). O evento, sob a coordenação da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada e Guarnição de Juiz de Fora, também apresenta materiais das unidades do Exército de Santos Dumont, São João del-Rei e Petrópolis (RJ). Os objetos ficam expostos das 8h às 16h.

A exposição faz parte das comemorações do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, como explica o oficial de Comunicação Social da 4º Brigada, coronel César Lucius Mattos Bessa. "O Dia do Soldado rememora o nascimento do patrono do Exército Brasileiro, o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como soldado, político e administrador público, sempre a serviço da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império."

Coronel Bessa destaca que um dos objetivos da exposição é mostrar para a população o trabalho realizado pelo Exército Brasileiro. "Muitas pessoas não têm a oportunidade de conhecer o nosso trabalho, por isso levamos para o Centro da cidade um pouco dos nossos equipamentos, explicando as ações que desenvolvemos e, até mesmo, contando um pouco da nossa história."

Um dos visitantes da exposição, foi o soldador Carlos Augusto Rezende, que trouxe a família para apreciar o espaço. "Gostei muito. Nunca tinha visto esses objetos de perto." A dona de casa Natali Rezende também aprovou a mostra. "Olhar para esses materiais e conhecer mais o trabalho do Exército foi uma experiência muito interessante", diz.

O oficial de Comunicação Social ressalta que um dos destaques da exposição é o carro utilizado pelo Exército na reestruturação do Haiti. Coronel Bessa afirma, ainda, que no final de 2012 mais uma equipe da cidade será encaminhada para o país da América Central. "Já começamos a montar o grupo que será encaminhado para o Haiti. Acredito que esse será o maior contingente que iremos mandar, com cerca de 400 oficiais."

Além da exposição, o Exército realiza outras atividades durante a semana em comemoração ao Dia do Soldado. Nesta quarta quarta-feira, 22, ocorre o VII Encontro de Bandas Militares, a partir das 19h, no Cine Theatro Central. Na sexta-feira, 24, às 10h, na sede do 10º Batalhão de Infantaria, haverá a formatura do Dia do Soldado. Encerrando as comemorações, no domingo, 26, ocorre o 2º Encontro Esportivo do Exército Brasileiro, a partir das 8h, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "Será um domingo dedicado para todas as pessoas. Teremos caminhada, passeio ciclístico e corrida. Além de um espaço recreativo para as crianças," explica Bessa.

Encontro de Bandas Militares

O VII Encontro de Bandas Militares terá a participação de três unidades de Juiz de Fora: 10º Batalhão de Infantaria, Colégio Militar e 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais; além do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João del-Rei; e do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Petrópolis (RJ).

O evento está marcado para esta quarta-feira, 22, no Cine Theatro Central, a partir das 19h. A entrada será um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida. Os ingressos devem ser trocados no Comando da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, na rua Mariano Procópio, 970; na 12ª CSM, na praça Presidente Antônio Carlos, s/n, no Centro; no Colégio Militar, localizado na avenida Juscelino Kubitschek, 5200, no bairro Nova Era; no Hospital Geral de Juiz de Fora, na rua General Deschamps Cavalcanti, s/n, Fábrica; e em frente ao Cine Theatro Central, até está terça-feira, 21, das 9h às 18h e no dia do  evento, das 9h às 20h. Os alimentos serão doados a instituições beneficentes.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Exposi??o de materiais militares comemora a Semana do Soldado em JF