Suspeita de bomba causa transtorno na avenida Getúlio Vargas

Uma denúncia anônima afirmava que havia um explosivo na caixa, entretanto, o objeto continha apenas papeis

Andréa Moreira
Repórter
3/9/2012
Policiais do Gate

Uma ameaça de bomba, no Centro de Juiz de Fora, mobilizou dezenas de bombeiros e policiais militares, na tarde desta segunda-feira, 3 de setembro. De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM) Robson Pagy Braga, houve uma denúncia anônima, por telefone, informando sobre a existência de uma bomba, na rua Halfeld, esquina com a avenida Getúlio Vargas. "O Centro de Operações da Polícia Militar [Copom] recebeu uma ligação e, imediatamente, acionamos o esquadrão antibombas do Gate [Grupo de Operações Táticas Especiais], para averiguar o objeto suspeito."

Os bombeiros e policiais retiraram algumas pessoas que estavam dentro da agência e nas imediações. Após o isolamento do local, os policiais do Gate realizaram os procedimentos de praxe, como explica o comandante do Gate, sargento Webert Marques, do Esquadrão Antibombas. "Depois da área isolada e averiguada a segurança das pessoas, nós provocamos uma pequena explosão no pacote. Este é o procedimento de rotina usado nestas situações."

Entretanto, a denúncia não passou de uma brincadeira de mau gosto, como destaca Pagy. "Foi constatado que a caixa continha apenas papeis. Ou seja, uma denúncia falsa que mobilizou dezenas de policiais e bombeiros, que podiam estar atendendo ocorrências reais."

A denúncia da falsa bomba causou um grande transtorno no local, acarretando engarrafamento e aglomeração de centenas de curiosos.

Trote

De acordo com a assessoria da Polícia Militar de Minas Gerais, todos os dias a PM recebe cerca de 3 mil trotes em todo o Estado. Tentando reverter esta situação a PM lançou no mês de abril deste ano a campanha Sem Trote, Você pode Salvar uma Vida, a qual pretende reduzir este tipo de brincadeira e, com isso, ampliar o serviço 190 e 181, atendendo, com mais agilidade, um maior número de pessoas. Apesar de muitas pessoas desconhecerem, passar trotes é crime, com penas que variam de pagamento de multa, até detenção de um a seis meses. "As pessoas têm que se conscientizar que trote é crime," explica o tenente Pagy, ressaltando o sucesso da operação. "Apesar de ter sido um trote, estamos felizes por ter preservado a vida das pessoas e garantido a segurança da população."

Efetivo

A operação mobilizou, no total, seis policiais do Gate, além de dezenas de homens da 30ª Companhia da Polícia Militar, da Rotam e do Corpo de Bombeiros.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Suspeita de bomba causa transtorno na avenida Get?lio Vargas