Terça-feira, 21 de maio de 2013, atualizada às 18h

Câmara aprova projeto para utilização de tampa de bueiro com material reciclado

Andréa Moreira
Repórter
Tampa de bueiro ecológico

A Câmara Municipal aprovou na tarde dessa segunda-feira, 20 de maio, o projeto de lei do vereador Antônio Aguiar (PMDB) que propõe a substituição das tampas de bueiros de ferro fundido e concreto por material ecológico. As novas peças serão substituídas gradativamente, devido as más condições ou em caso de furto. "Caso haja alguma especificação técnica, que torna inviável a colocação da grelha ecológica, irá permanecer a placa de metal, desde que exista uma justificativa técnica deve ser apresentada," explica Aguiar.

O vereador destaca que a economia do município poderá se beneficiar diretamente com este projeto. "O projeto possui uma cláusula que favorece os catadores e empresas do município. Pois, mesmo que Juiz de Fora ainda não possua uma empresa que produza este tipo de material, caso, no futuro existir alguma, ela terá preferência. Isso irá agregar valor para o município e principalmente para as empresas de reciclagem e os catadores de Juiz de Fora," afirma Aguiar, ressaltando que a preservação do meio ambiente é outro ponto positivo do projeto. "Quanto mais destinos encontrarmos para o plástico usado, mais iremos estimular a reciclagem. Lembrando que uma garrafa pet leva em média cerca de 500 anos para degradar."

Estudos afirmam que a tampa de bueiro ecológica consegue suportar o mesmo peso que uma tampa de ferro, que é de até 30 toneladas. Em contrapartida, o peso da peça reciclada é 60% menor, exigindo menos esforço de manuseio por parte do trabalhador. "Essa nova placa irá proteger o trabalhador das doenças ocupacionais, como os problemas de coluna," destaca Aguiar.

Os furtos a estes objetos também tendem a diminuir, como explica o vereador. "Como o plástico não possui um valor de revenda grande no mercado, não haverá mais furtos e consequentemente os números de acidentes com motoristas e pedestres também irão cair."

De acordo com a assessoria da Câmara, a experiência já está sendo desenvolvida com sucesso em vários municípios como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Novo Hamburgo. Antes, o Rio de Janeiro enfrentava furto mensal de 300 grelhas, com prejuízo de R$ 720 mil. Em São Paulo a economia anual chegou a R$ 1 milhão.

O projeto agora será encaminhado para o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), que poderá vetá-lo ou sancioná-lo no prazo de 30 dias.

ACESSA.com - C?mara aprova projeto para tampa de bueiro de material reciclado