Resultado da licitação das 105 novas placas de táxi será divulgado nesta sexta

Segundo prefeito, a previsão é de que novos veículos estejam em circulação até o fim do primeiro semestre de 2016

Lucas Soares
Repórter
5/11/2015

Será publicado no Diário Oficial do Município de Juiz de Fora, nesta sexta-feira, 6 de novembro, o nome das 105 pessoas classificadas na licitação das novas placas de táxi da cidade, promovida pela Prefeitura. O prazo dado pelo Executivo para que os veículos comecem a circular é até o fim de junho de 2016.

A classificação prevê 50 vagas para veículos convencionais, 50 vagas para veículos adaptados e cinco vagas para veículos híbridos, que utilizam eletricidade e gasolina como combustível. "Foram 798 pessoas selecionadas para o lote convencional, 473 no lote de veículos adaptados e 222 no lote de carros híbridos, totalizando 1.493 propostas. Com a publicação, faremos o chamamento das pessoas licitadas e, após a assinatura do contrato, os veículos estarão aptos a operarem no sistema. Antes da assinatura, no entanto, há um prazo de cinco dias úteis para recurso e cinco dias úteis para contrarazão, previsto em lei. Caso haja um recurso, uma comissão terá o tempo necessário para julgamento, sem data estipulada. Em caso de recursos, o processo poderá ser suspenso e o chamado só será feito após o julgamento dos recursos", explica o prefeito Bruno Siqueira (PMDB).

Bruno esclarece que a licitação abrangerá, indiretamente, as 433 placas que estão sob judice. "O poder judiciário questiona essas placas e, pode acontecer de uma pessoa, que esteja participando do processo de licitação, seja vencedora e ganha uma placa através da licitação, já sendo possuidor de uma com questionamento jurídico. Para que seja assumida essa placa nova, o vencedor terá que abandonar a placa antiga", afirma. Na prática, isso representa que a cidade poderá ter mais de 105 novos carros, já que caso algum nome se encontre na situação citada pelo Executivo, o próximo da lista de classificação será convocado, completando as 650 permissões de táxis que a cidade terá a partir da licitação.

Além disso, segundo Bruno, os novos carros serão novos, já que o processo licitatório seguiu padrões para elevar a qualidade da frota do município. "A grande maioria serão táxis novos, com ar condicionado, com volumetria melhor para bagagem, com mais potência, dando mais conforto à população. Nós estudamos a necessidade e atendemos uma solicitação da população, de aumento da frota", conclui.

ACESSA.com - Resultado da licita??o das 105 novas placas de t?xi ser? divulgado nesta sexta