Terça-feira, 20 de agosto de 2013, atualizada às 15h

Polícia Militar e Prefeitura realizam curso de relacionamento com a imprensa

Jorge Júnior
Editor
pm

Foi realizado na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, o primeiro módulo do curso de Media Training da Polícia Militar (PM) em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora.

O curso tem o objetivo de melhorar e aprimorar a comunicação entre a imprensa, a PM e os poderes Legislativo e Executivo. "Estamos trabalhando para passar as informações da melhor maneira possível", destaca o prefeito Bruno Siqueira. Segundo ele, a polícia está se esforçando para repassar os dados corretos, de forma que o trabalho seja feito de forma ética e ágil. "Além da Prefeitura, a Câmara também que estreitar os laços com os jornalistas locais. Queremos um trabalho em conjunto. Com isso, acreditamos que a segurança no município irá melhorar."

De acordo com o coronel Ronaldo Nazareth, comandante da 4ª Região de Polícia Militar (RPM), com essas ações quem ganha é a sociedade. "O relacionamento com os veículos já é bom, mas queremos melhorá-lo. O nosso compromisso se reveste no compromisso da imprensa, trazendo um profissionalismo ainda maior na nossa tropa", garante.

Nazareth afirma, ainda, que é preciso melhorar a sensação de segurança na cidade. "O cenário local já está mudando. Tivemos uma redução na criminalidade da cidade no três últimos meses do ano, em comparação ao primeiro triênio. Foi uma queda de 42% nos homicídios, 16% nos crimes contra o patrimônio e 21% nos crimes violentos", afirma.

Com esses dados, a expectativa é ainda maior, uma vez que o edital para implantar o projeto Olho Vivo já está em andamento. "A instalação dessas 58 câmeras de monitoramento eletrônico vai reduzir, ainda mais, os crimes contra o patrimônio. Até o final de setembro o edital deverá ser lançado. A previsão é que as primeiras instalações comecem no final de outubro." Mais uma parceria bem-sucedida foi o Ambiente de Paz, que vem ganhando repercussão internacional, segundo informações do coronel.

O Media Training faz parte do plano de ações integradas entre a PJF e a PM, apresentado à imprensa e a sociedade no dia 23 de abril. O programa Cidade, Cidadania e Segurança atua em sete frentes, todas com o mesmo objetivo: o aumento da segurança na cidade.

As atividades continuam nesta quarta-feira, 21. Na programação está prevista uma apresentação sobre Crises, com o secretário de comunicação Michael Guedes. Além disso, os militares terão minicursos de TV (Renata Miranda/Hoje em Dia), Rádio/Internet (Ricardo Wagner/PJF) e Jornal Impresso (Ricardo Bedendo/UFJF). Logo em seguida, representantes dos veículos locais vão apresentar os meios em que atuam e quais são as demandas de cada segmento.

O módulo 1 do Media Training é direcionado para cerca de 90 policiais, entre Comandantes de Unidades; Chefes de Centros; Comandantes de Companhia e Setor; Comandantes de Guarnição e demais Policiais Militares alocados em Juiz de Fora indicados pelo comando da corporação. Em uma segunda fase, o treinamento será direcionado para os agentes públicos da Prefeitura de Juiz de Fora.

ACESSA.com - PM e Prefeitura realizam curso de relacionamento com a imprensa