Rafaela Alves Rafaela Alves 24/06/2015

Fique por dentro: Dança de Salão

Olá, leitores queridos! Como vocês estão? Este mês nossa coluna traz pra vocês a participação super especial da professora e bailarina Raphaela Polisseni Brasil. Ela vai falar um pouco sobre a sua história na dança e mostrar os benefícios da prática da Dança de Salão.

"Eu sempre fui criada com muita música e alegria ao meu redor, a dança já vem comigo desde muito nova. Aos quatro anos de idade, já fazia ballet clássico e minha mãe sempre me incentivou nesse meio, e me apoiava sempre porque sabia que eu gostava de dançar.

Aos sete anos, comecei a fazer jazz, e na escola sempre fazia apresentações em horas cívicas. Sinto que essa arte já vem dentro de mim, está no sangue. Aos 14 anos já frequentava os encontros de Forró Pé de Serra na cidade, e tenho certeza que foi por lá onde me descobri para a dança de salão. Em 2009 já fazendo faculdade, uma grande amiga me levou em uma escola de Dança de Salão na qual me apaixonei e me formei, foi onde aprendi tudo o que sei durante 6 anos que fiquei lá.

Hoje, sou graduada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física, especializada em Dança de Salão, e exerço minha profissão no Studio de Danças Rafaela Alves, com as turmas aos sábados de 14h as 15h30 com os ritmos: bolero, forró, soltinho, samba de gafieira, samba no pé, salsa e zouk.

Se praticada com regularidade, a dança de salão é um ótimo exercício físico. A dança de salão consegue reunir características que nenhum outro exercício consegue com tanta eficácia e promove, até certo ponto, uma melhoria global no indivíduo – trabalha psicologicamente, fisicamente e socialmente.

Veja os benefícios que a dança de salão pode lhe proporcionar:

  • Reduz o estresse: quando você dança, você se esquece de todos os problemas e relaxa. Todo mundo fica no maior alto astral;
  • Aumenta a energia: quando você pratica a dança de salão você fica no maior pique e animação para um monte de outras coisas;
  • Melhora o tônus muscular: embora a dança de salão não trabalhe tão intensamente como a musculação, ela pode realmente fortalecer os músculos, especialmente a parte traseira das coxas e os glúteos;
  • Contribui para o controle de peso: se você está com alguns quilinhos acima do peso, porque não perdê-los de forma divertida?
  • Excelente exercício cardiovascular;
  • Fortalece os ossos de suas pernas e quadris;
  • Aumenta o equilíbrio e a coordenação motora: A dança é movimento. Desenvolve a consciência de como o corpo se move e como funciona o seu controle corporal. A dança desafia a percepção espacial e do outro, que está envolvido na dança."

E aí, gostaram? Quem sabe essa não é a sua dança? Permita-se, descubra-se, reinvente-se! Faça uma experiência com essa linda modalidade de dança e conte pra gente o que achou. E você que já pratica a Dança de Salão, não deixe de nos falar o que a dança trouxe para a sua vida e o que mais gosta nela. Beijos e até o mês que vem com mais dança e informação!


Rafaela Alves é professora e bailarina de Dança do Ventre e Folclore Árabe desde 2001. Conquistou o padrão de qualidade em dança da renomada Casa de Chá Khan el Khalili/SP em 2013. Proprietária do Studio de Danças Rafaela Alves. Formada em Direito pela UFJF.

ACESSA.com - Fique por dentro: Dan?a de Sal?o