Conhe?a a hist?ria do Oscar

A Academia de Artes e Ci?ncias Cinematogr?ficas de Hollywood sempre congregou atores e diretores da ind?stria de cinema americano. Na tentativa de dar um car?ter "art?stico" ? realiza??o de filmes e incentivar a produ??o, o grupo criou um pr?mio especial em 1927 para os melhores de cada ano. ? ?poca com apenas 36 membros, a Academia bolou a estatueta que se tornaria s?mbolo: o homem nu e de corpo grande, bra?os cruzados segurando uma espada e de p? em cima de um rolo de filme.

Inicialmente, a cerim?nia de premia??o consistia num jantar, em que os vencedores eram chamados para receber seus trof?us. Diferente do suspense criado em torno dos votados como melhores hoje em dia, no come?o os escolhidos para levar o Oscar eram divulgados semanas antes do tal jantar. O primeiro evento destes aconteceu em 16 de maio de 1929, quando "Asas" foi escolhido o melhor filme. O p?blico p?de acompanhar pelo r?dio. Apenas em 1953 que a tradicional transmiss?o pela TV come?aria a se tornar c?lebre.

A estatueta do Oscar ? banhada em ouro e prata, mede 34cm de altura e tem peso de 3,85Kg. J? foram entregues mais de 2.500 c?pias do pr?mio ao longo das d?cadas. N?o se sabe ao certo de onde veio a denomina??o "oscar". A hist?ria mais curiosa em torno do assunto remete a uma das primeiras diretoras executivas da Academia, Margaret Herrick, que teria segurado uma estatueta e exclamado "mas ? a cara do meu tio Oscar!". Reza a lenda que, a partir de ent?o, o apelido pegou.

A Academia conta hoje com quase 6 mil membros, entre cineastas, t?cnicos, atores, roteiristas e montadores, sempre profissionais ligados a Hollywood. Todos t?m direito ao voto anual para escolher os indicados ao Oscar, mas apenas um grupo menor escolhe os melhores entre os finaistas de cada categoria. Para conhecer mais sobre o Oscar, vale uma visita ao site oficial do pr?mio.