Quarta-feira, 12 de janeiro de 2011, atualizada às 17h

Programação da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes é divulgada 

Daniele Gruppi
Subeditora
Mostra de Cinema de Tiradentes

A programação da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi divulgada nesta terça-feira, dia 11 de janeiro, e brindará os fãs da sétima arte com a exibição de 134 filmes brasileiros, incluindo títulos selecionados para os festivais de Cannes, Berlim e Rotterdam. O evento ocorre de 21 a 29 de janeiro.

Segundo a coordenadora-geral do evento, Raquel Hallack d’Angelo, a programação é o grande mote do evento. "A cada edição, a novidade é a seleção dos filmes que serão exibidos. Este ano, são 134 produções inéditas, que vão antecipar o que será o cinema brasileiro em 2011."

Ao todo, são 30 longas em pré-estreias nacionais e mundiais e 104 curtas. A escolha dos filmes está relacionada com o tema do festival central Inquietações Políticas. Entre os filmes em exibição, Raquel destaca O Gerente, de Paulo Cezar Saraceni, que marcará o início da mostra. O cineasta carioca é um dos homenageados do evento este ano, junto com o ator pernambucano Irandhir Santos.

Além de O Gerente, a coordenadora menciona as produções que integram a Mostra Aurora. São sete longas-metragens, sendo cinco documentários e duas ficções, realizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Os filmes são Enchente, de Julio Pecly e Paulo Silva, Riscado, de Gustavo Pizzi, Remições do Rio Negro, de Erlan Souza e Fernanda Bizarria, Sertão Progresso, de Cristian Cancino, Os Residentes, de Tiago Mata Machado, Santos Dumont – Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano, e Vigias, de Marcelo Lordello.

A Mostra Aurora é dedicada exclusivamente a realizadores em início de trajetória, com até dois longas realizados. Os filmes são avaliados pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem. "São filmes com uma estética mais ousada e que colocam em evidência os diretores. São produções que vêm para a mostra com uma chancela de premiações."

Na programação, consta, ainda, a Mostra Vertentes, Olhares e os momentos de debate. São 12 discussões da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, cinco debates temáticos com a participação de diretores, como Cláudio Assis, Julio Bressane e Cacá Diegues, três lançamentos de livros e dois diálogos audiovisuais com a participação de profissionais do setor.

Oficinas, shows, dentre outras apresentações culturais também fazem parte da programação. Todos os eventos são gratuitos. De acordo com a organização, a expectativa é de atrair 30 mil pessoas para a cidade de Tiradentes. Além do público em geral, espera-se a participação de profissionais internacionais da Alemanha, dos Estados Unidos e de curadores de festivais de Cannes, Locarno e Santa Maria da Feira.


Os textos são revisados por Thaísa Hosken.