Sexta-feira, 1 de abril de 2011, atualizada às 13h15

Abertas as inscrições para a 6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Victor Machado
*Colaboração
Abertas inscrições para 6ª CineOP

As inscrições gratuitas de filmes para seleção e exibição na 6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) estão abertas. O prazo vai até o dia 25 de abril. Os filmes selecionados poderão participar também da 5ª Mostra de Cinema de Belo Horizonte. A CineOP será realizada entre os dias 15 e 20 de junho.

A expectativa é de que cerca de 400 filmes sejam inscritos, dentro da média dos outros anos. Qualquer pessoa brasileira, desde que não tenha participado das edições anteriores, pode efetuar a inscrição de filmes curta, média ou longa-metragem. Os filmes serão selecionados por uma comissão nomeada pela coordenação do evento, que divulgará os resultados até o dia 8 de junho.

Além dos filmes, a sexta edição da CineOP vai realizar oficinas com teoria e prática de cinema, envolvendo formação, qualificação, reciclagem, educação, entre outros. Serão oficinas de cultura para adultos, jovens e educadores. As inscrições gratuitas estarão abertas entre os dias 5 e 21 de maio.

O evento

A CineOP foi criada para refletir e discutir diretrizes emergenciais e novas políticas de preservação do patrimônio cinematográfico do Brasil. O evento busca criar um intercâmbio para construir novas soluções econômicas, políticas e culturais em relação ao acervo brasileiro.

O evento conta com a exibição dos filmes, oficinas e sessão cine-escola. Nesta sessão, educadores e estudantes realizam atividades gratuitas, como cine-debates, seminários e oficinas. É uma programação planejada, exclusivamente, para educadores e estudantes, para apontar a importância de o ambiente de educação participar desse tipo de evento. As inscrições para a as sessões começam no dia 27 de abril e vão até 20 de maio.

*Victor Machado é estudante do 7' período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken