Sexta-feira, 26 de agosto de 2011, atualizada às 15h42

Festival de Teatro oferece 130 vagas em oficinas de formação teatral

Da Redação
Foto de espetáculo teatral

Serão abertas na próxima segunda-feira, 29 de agosto, as inscrições para as cinco oficinas gratuitas de formação em artes cênicas oferecidas na programação do 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. Ao todo, serão disponibilizadas 130 vagas, algumas com restrição etária. As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h, na sede da Funalfa.

O preenchimento das vagas acontecerá conforme a ordem de inscrição dos interessados. É necessário apresentar documento oficial de identidade com foto.

Quatro oficinas começam no dia 7, serão realizadas de 8h às 11h, e encerradas no dia 10 de agosto. A quinta oficina vai acontecer de 3 a 10 de setembro, das 8 às 13h.

Oficinas gratuitas

Iniciação à iluminação cênica

Ministrante: Alessandro Azuos – técnico em iluminação; cursa formação superior em tecnólogo em Marketing – Unip/Campinas (conclusão em 2012). Responsável técnico do Grupo Lume Teatro; técnico do CPFL Cultura, que compreende o Teatro Umuarama, a Galeria de Artes, Lounge Interativo e Café Filosófico.
Local: Anfiteatro do Museu Ferroviário
Data e horário: de 7 a 10 de setembro, das 8h às 11h
Vagas: 30 vagas
Ementa: Conhecimento da técnica e da prática da iluminação cênica, estabelecendo um diálogo que cria um conceito por meio da informação visual num determinado espaço

Produção cultural

Ministrante: Zé Walter Albinati – cantor, ator, diretor e membro fundador da Cia. de Teatro Luna Lunera (BH). Atuou em A viúva Alegre, Sansão e Dalila, entre outros. Ator e codiretor de Pétalas da Solidão. Indicado ao Prêmio Sesc Sated-MG 2006 de Melhor Ator Coadjuvante por Não desperdice sua única vida ou....
Local: Videoteca do CCBM
Data e horário: 7 a 10 de setembro, das 8h às 11h
Vagas: 30 vagas (a partir dos 16 anos)
Ementa: Noções introdutórias e esclarecimento de procedimentos de produção: leis de incentivo, captação, parcerias, produção e sustentabilidade. Confecção de projetos simulados.

O teatro e o corpo

Ministrante: Paulo Carvalho Jr., ator e diretor do Grupo Pombas Urbanas, que busca reconhecer e expressar a cidade e seu tempo. O processo de formação de atores desenvolvido pelo grupo parte do reconhecimento do ator sobre seu corpo e seus movimentos, da compreensão de sua história, suas raízes étnicas e culturais e do meio em que vive para desenvolver sua expressividade cênica.
Local: Estação Cultural Estúdio de Danças Silvana Marques
Data e horário: 7 a 10 de setembro, das 8h às 11h
Vagas: 30 vagas (a partir de 12 anos)
Ementa: Ampliar a percepção e a relação dos participantes com o corpo, o espaço e o meio, através de jogos lúdicos

Maquiagem cênica

Ministrante: Regina Mahia – Formada pelo curso de atores da UFMG, cursou oficina de maquiagem Teatral e é formada em comunicação social também pela UFMG. Como maquiadora, realizou as óperas Madame Butterfly (o de J. D’Angelo e o de Tizuka Yamazaki) , A viúva alegre (J. D’Angelo) e  Carmem (Bibi Ferreira), entre outras.
Local: Estação Cultural Estúdio de Danças Silvana Marques
Data e horário: 7 a 10 de setembro, das 8h às 11h
Vagas: 20 vagas (acima de 16 anos)
Ementa: Abordagem das linguagens teatrais, desde as técnicas básicas até máscaras e efeitos especiais

Teatro musical

Ministrantes: Leandro Lacava – participou de diversos musicais, óperas e operetas no Brasil e nos Estados Unidos, como Pirates of Penzance, West Side Story, La Traviata. Participou do tour que representou o Brasil no Jubileu de Ouro do Vaticano a convite do Papa João Paulo II, cantando na Santa Missa para mais de 200 mil pessoas, e Adenis Vieira dos Santos – formado em balé clássico, jazz dance, sapateado americano e musical theater, em Nova York. Integra o Musical Gaiola das Loucas, com direção de Miguel Falabella (2011).
Local: Sala Multimeios do Museu Ferroviário
Data e horário: De 3 a 10 de setembro, das 8h às 13h
Vagas: 20 vagas (acima de 16 anos)
Ementa: Desenvolvimento de um musical que alia dança, canto e interpretação. Os participantes irão trabalhar texto, figurino, atuação, tema e estilos mais usados em musicais.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken