Terça-feira, 13 de setembro de 2011, atualizada às 18h35

5ª Primavera dos Museus em JF tem exposições, seminários e atividades temáticas

  Da Redação
mapro

A Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) realiza, de 19 a 25 de setembro, uma série de eventos que fazem parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram). Exposição, seminário e edições especiais dos projetos mensais música no parque e oficina temática convidam o público a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Mulheres, Museus e Memórias. A participação em todas as atividades é gratuita.

O primeiro evento será o seminário Mulheres no Museu Mariano Procópio, na sexta-feira, 23, que trará três palestras com a mediação da professora e doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Raquel Quinet de Andrade Pifano: As mulheres artistas do acervo do Museu Mariano Procópio, ministrada pela museóloga da Mapro, Maria das Graças Almeida; Legados do passado: representações femininas da família Ferreira Lage, pela mestra Gisele Ambrósio Gomes; e A arte da pintura em miniatura na coleção da Viscondessa de Cavalcanti, por Angelita Ferrari. O seminário será no auditório da sede administrativa da Fundação, no bairro Mariano Procópio, das 14h às 18h.

No sábado, 24, o Pincelando as Memórias do Museu, edição especial do projeto oficina temática, trará atividades relacionadas ao tema para crianças de 6 a 12 anos. Serão disponibilizadas 20 vagas. As inscrições podem ser realizadas a partir de segunda-feira, 12, pelo telefone (32) 3690-2004.

No domingo, 25, a Mapro apresenta o Lúdica Música em mais uma edição do Música no Parque. Com 20 anos de carreira, mais de dois mil shows realizados e seis temporadas de sucesso na Europa, entre Itália, Espanha e Portugal, o grupo já dividiu palcos com artistas como Ivan Lins, Milton Nascimento, Alcione, Carlinhos Vergueiro, Sueli Costa, Mart'nália, Rita Ribeiro, Emmerson Nogueira e Ana Carolina. A entrada é livre.

De 20 de setembro a 30 de outubro, o público também poderá conferir no Parque do Museu a exposição Mulheres no Museu Mariano Procópio. A visitação é livre e estará aberta de terça a domingo, de 8h às 18.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken