Terça-feira, 4 de outubro de 2011, atualizada às 19h

Obras do Museu Mariano Procópio representam o Brasil no maior festival de artes da Europa 

Da Redação
Obras Mapro

Juiz de Fora é uma das cidades que representarão o Brasil no maior festival de artes da Europa e um dos principais do mundo, o Europalia. O evento será aberto oficialmente pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, 4, em Bruxelas, na Bélgica. Em 2011, o festival homenageia o país na mostra "Brasil.Brazil" e destaca 12 obras do acervo do Museu Mariano Procópio (Mapro) no Palácio Bozar, na capital belga. A tela "Tiradentes Supliciado"(1893), de Pedro Américo, será um dos destaques. Do acervo da Mapro, além da pintura, nove fotografias e duas cianotipias (um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel ) integram a mostra, com curadoria de Júlio Bandeira, Ana maria de Moraes Beluzzo, Victor Burton e Lorenzo Dammi. Das cidades mineiras, além de Juiz de Fora, apenas Ouro Preto terá obras exibidas.

O Festival Europalia celebra a herança cultural de um país convidado e é realizado a cada dois anos na Bélgica, com extensão da programação para os países vizinhos - França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo. Como país tema do festival neste ano, o Brasil estará presente em 18 exposições em 15 museus e espaços; cerca de 130 shows com 45 grupos musicais ou artistas; 40 apresentações de pelo menos nove grupos brasileiros; cerca de 60 apresentações de 11 grupos de dança; 90 palestras e conferências sobre literatura, artes, ciências sociais, arquitetura, design e audiovisual; mesa-redonda Brasil-União Europeia de artistas e autoridades da cultura, além de itinerâncias dos grupos convidados na Europa.

O Europalia, realizado desde 1969, já homenageou 18 países em suas 22 edições, com média de um milhão de visitantes. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações convidadas. A expectativa é de que a edição voltada ao Brasil atraia mais de dois milhões de visitantes. O festival vai até janeiro de 2012.