Terça-feira, 11 de outubro de 2011, atualizada às 18h20

Inscrições para o programa Bandas de Minas estão abertas

Jorge Júnior
Repórter
bandas

Estão abertas as inscrições para o programa Bandas de Minas — Programa de Apoio às Bandas Civis de Música do Estado de Minas. As inscrições encerram no dia 26 de outubro.

A iniciativa apoia as bandas civis do Estado, com doação de instrumentos de sopro, metal e percussão, e de kits com partituras. O incentivo inclui promoção de cursos/oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico e ainda o lançamento de um CD.

Minas Gerais possui 736 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Deste total, 496 corporações musicais, de 397 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 7.435 instrumentos nos últimos oito anos (2003 a 2011). Em Juiz de Fora, somente seis bandas estão inscritas. No entanto, só em 2003, as bandas do município foram contempladas.

Os recursos destinados ao programa ultrapassam a soma de R$ 5,67 milhões. Em março deste ano, 67 bandas em atividade em 62 municípios mineiros foram contempladas com a entrega de 773 instrumentos musicais, como flautas, clarinetas, saxofones, trompetes, trompas, trombones, sousafones, bombardinos, bombardões, pratos, taróis, bumbos e surdos. Dessas corporações musicais, 33 receberam o incentivo pela primeira vez e as demais 34 tinham sido beneficiadas em edições anteriores.

Inscrições

Neste ano, poderão ser inscritas somente as bandas públicas ou privadas sem fins lucrativos, registradas em cartório, que possuam diretoria, estatuto e/ou regimento interno. As corporações musicais deverão estar devidamente cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Será permitida a inscrição de um único projeto por banda. Para se inscreverem, os interessados deverão apresentar ficha de protocolo, formulário padrão e relatório de atividades. O Edital 2011, com a íntegra dos documentos exigidos, consta no site da secretaria (clique aqui).

O cadastramento poderá ser feito pelo correio, via sedex ou carta registrada, ou pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas, na diretoria de programas e articulação institucional da superintendência de ação cultural.

Os projetos serão avaliados individualmente por uma comissão de análise, que será designada por meio de resolução. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em até 45 dias após o encerramento das inscrições. As propostas poderão ser aprovadas integral ou parcialmente, de acordo com disponibilidade de recursos para aquisição de instrumentos viabilizados pelo Programa. Os envelopes de inscrição devem ser encaminhados para o endereço abaixo:

Secretaria de Estado de Cultura
Superintendência de Ação Cultural
Diretoria de Programas e Articulação Institucional
Cidade Administrativa de Minas Gerais – Prédio Gerais – 5º andar
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Bairro Serra Verde
31630–901 – Belo Horizonte - MG

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.