Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012, atualizada às 13h58

Mais de dez mil pessoas assistiram às peças da 11ª Campanha de Popularização do teatro em JF

Aline Furtado
Repórter
Teatro

A 11ª Campanha de Popularização do Teatro de Juiz de Fora contabilizou, ao longo de um mês de apresentações, público equivalente a 14 mil espectadores. O evento foi encerrado na última segunda-feira,dia 14 de fevereiro.

Foram 38 espetáculos adultos e infantis programados entre os dias 13 de janeiro e 13 de fevereiro. "A avaliação geral foi muito positiva. Esperávamos público superior aos 12 mil espectadores contabilizados no ano passado. E acabamos conseguindo reunir quase o recorde registrado ao longo dos onze anos de campanha, que foram 15 mil espectadores. O resultado foi excelente e, por isso, estamos muito satisfeitos", destaca o presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (Apac), Cristiano Fernandes.

Segundo ele, as peças mais procuradas foram as comédias, com ingressos esgotados em quase todas as apresentações. "Outra surpresa foi que as peças que trataram do teatro do absurdo, além dos espetáculos que incluíram dança, os poéticos e os de rua registraram boa procura." Entretanto, um ponto que merece avaliação é o teatro infantil. Fernandes afirma que a média de espectadores nas peças com temática infantil vem caindo a cada ano. "Este ano, por exemplo, dos 14 mil espectadores, apenas 4 mil prestigiaram o teatro infantil. Com isso, precisamos traçar um planejamento, a fim de mudar esta realidade, afinal, o público infantil de hoje é o público adulto do futuro."

Mais ações em 2012

Tendo como foco o incentivo ao comparecimento em peças infantis, a Apac, juntamente com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), já agendou, para o mês de julho, uma mostra de teatro infantil. "Ainda não definimos se irá ocorrer na primeira ou na segunda quinzena do mês. Mas é uma forma de incentivar, para já sentirmos a diferença na 12ª Campanha, no próximo ano", lembra Fernandes.

Além disso, ao longo de todo o ano, por meio de uma parceria da Apac com a Secretaria de Educacão (SE), escolas municipais da cidade comprarão ingressos de espetáculos que estarão em cartaz. "Teremos a opção de as crianças irem ao teatro e de as peças serem levadas às escolas." Por fim, a intenção da Apac é promover, ao longo de 2012, a reunião de grupos de cidades vizinhas, que poderão vir até Juiz de Fora, assim como grupos juiz-foranos poderão ir até municípios do entorno.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Mais de dez mil assistiram ?s pe?as da campanha de teatro em JF