Segunda-feira, 16 de abril de 2012, atualizada às 19h06

Inscrições para o 4º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora começam nesta terça-feira

Da Redação
dança

As inscrições para o 4º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora começam nesta terça-feira, 17 de abril. O festival ocorre entre os dias 25 e 30 de junho, com uma programação que inclui mostra de espetáculos, mostra palco aberto, noite de coreografias, noite de gala, intervenções urbanas e oficinas.

Podem participar do evento artistas, grupos, companhias, escolas ou academias de dança de todo o Brasil, com trabalhos em qualquer gênero ou estilo. O Festival Nacional de Dança da cidade tem como objetivos possibilitar o contato do público e dos artistas locais com manifestações de dança de outras cidades e regiões brasileiras, proporcionar intercâmbio e diálogo entre os grupos participantes, formar público e valorizar a dança.

Cada proponente pode inscrever até dois trabalhos para a seleção nas categorias mostra de espetáculos, mostra palco aberto e intervenções urbanas. No caso da noite de coreografias e noite de gala, podem propor uma ou mais coreografias, respeitando o tempo máximo de 15 minutos por apresentação. Haverá apoio para transporte, alimentação e hospedagem conforme critérios de distância de deslocamento, estipulados no edital.

Inscrições

A ficha de inscrição e o edital (veja) do festival serão disponibilizados no site da Prefeitura. Junto com a ficha preenchida, os participantes deverão enviar registro do espetáculo em DVD na íntegra e sem edição, documento de liberação da coreografia, cópia da carteira de identidade do proponente, duas fotos em alta resolução e release para divulgação. Todo o material deverá ser disposto em envelope lacrado e encaminhado, pessoalmente ou via Correios, até o dia 4 de maio, para o seguinte endereço:

4º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora
Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Funalfa
Avenida Barão do Rio Branco 2.234 – Centro
Juiz de Fora – MG – 36.016-310

Uma comissão de seleção, presidida pelo superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, vai avaliar os espetáculos inscritos, considerando os seguintes critérios: cumprimento das disposições estabelecidas no edital; elaboração e desenvolvimento da composição coreográfica/cênica; qualidade técnica e artística dos participantes; e coerência entre a proposta e o trabalho apresentado. Após o julgamento serão selecionados:

  • Mostra de Espetáculos – até 12 propostas;
  • Mostra Palco Aberto – até 30 propostas;
  • Noite de Coreografias – até 15 minutos por proponente de apresentações de estilo clássico, podendo ser variações livres ou de repertório, para o preenchimento do tempo máximo de duas horas de espetáculo ou 12 trabalhos;
  • Noite de Gala – até 15 minutos por proponente, para o preenchimento do tempo máximo de duas horas de espetáculo ou 12 trabalhos;
  • Intervenções urbanas – sem limite estipulado.

A relação dos selecionados será divulgada até o dia 28 de maio. Os espetáculos do 4º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora ocorrem no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), no Espaço Diversão e Arte, no Centro Cultural Pró-Música e no Teatro Academia. A escolha dos locais de apresentação será feita de acordo com a análise da Comissão de Seleção. Já as apresentações das categorias Palco Aberto e Noite de Coreografias acontecerão em espaço aberto, enquanto as Intervenções Urbanas poderão ser realizadas em diversos pontos da cidade.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.