Museu Mariano Procópio recebe a 6ª Primavera dos Museus

Evento é promovido pelo Ibram e irá oferecer uma programação diversificada, para públicos de todas as faixas etárias

Andréa Moreira
Repórter
20/9/2012
Museu Mariano Procópio

Oficinas, exposição, projetos recreativos e muita música farão parte da programação da 6ª Primavera dos Museus, do Museu Mariano Procópio. A abertura será nesta sexta-feira, 21 de setembro, com o sarau do grupo Recordando em Serenata, a partir das 18h. O evento, que é uma promoção do Instituto Nacional de Museus (Ibram), traz este ano o tema A Função Social dos Museus. "Este tema vem sendo discutido há muito tempo e agora nós queremos colocá-lo em prática, ou seja, aproximar toda a população dos museus do país," explica o diretor do museu, Douglas Fasolato.

O diretor ressalta que, apesar de alguns prédios do Museu estarem fechados, as pessoas terão a oportunidade de conhecer outros locais do parque. "Fizemos uma programação extensa que irá atender a todos os públicos."  Em 2012, o projeto tem a participação de mais de 800 museus e outras instituições culturais, com mais de 2.400 eventos, em 364 municípios.

Sarau

O sarau terá a participação de 42 componentes. O repertório musical é formado por músicas de compositores renomados, como Chiquinha Gonzaga, Castro Alves, Ataulfo Alvez, Heriberto Martins, Zequinha de Abreu, Ary Barroso, com destaque para os compositores locais Geraldo Pereira, Nelson Silva, Roberto Carlos e Mamão.

Oficina temática

As crianças de sete a dez anos terão a oportunidade de vivenciar várias atividades pelas trilhas do jardim histórico. Com o tema Descobrindo o mundo encantado da arte, a equipe educativa do Museu Mariano Procópio irá desenvolver diversos jogos de adivinhas ou em grupos, e ainda quebra-cabeças, os quais irão abordar o acervo do local.

De acordo com a assessoria do evento, a oficina pretende fazer com que os participantes observem a paisagem sob os sentidos da audição, tato, olfato e visão. Para isso, as crianças irão utilizar um mapa e seguir dicas e pistas encontradas ao longo do caminho. Entre as brincadeiras também haverá reproduções em quebra-cabeças das obras de arte do acervo do museu que retratam elementos do parque. "Com este evento, queremos que as crianças vejam que o museu também possui seu lado lúdico e que o local não tem apenas coisa antiga," explica Fasolato.

Para participar deste evento, que ocorre neste sábado, 22, a partir das 14h, o responsável deve fazer o cadastro da criança, pelo telefone (32) 3690-2027. As vagas são limitadas.

Expedição fotográfica

Sob o tema Arte, Flora e Fauna do Parque do Museu Mariano Procópio, a Expedição Fotográfica; acontecerá no dia 29 de setembro, das 8h às 18h. Podem participar fotógrafos profissionais ou amadores. As inscrições, gratuitas, também devem ser feitas através do telefone (32) 3690-2027, até o próximo dia 28. De acordo com Fasolato, não existe limite de idade para participar da expedição, entretanto, os menores de 18 anos devem ser devidamente autorizados.

Cada participante pode inscrever até três fotografias. Ao final do processo, 14 fotos serão selecionadas para mostra pública, que ficará aberta à visitação, no parque do museu, de 27 de novembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013.

A assessoria do evento destaca que as três melhores fotografias serão classificadas e premiadas com  uma edição do livro MAPRO – Museu Mariano Procópio; uma edição do catálogo da Exposição D. João - O contexto do período Joanino no acervo do Museu Mariano Procópio; e uma edição do catálogo da Exposição Doce França - Recortes da vida privada na coleção do Museu Mariano Procópio. Todas as imagens selecionadas receberão certificado de participação na exposição.

Confira a programação completa

  • 21 de setembro - sexta-feira
Sarau - com o grupo Recordando em Serenata

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 18h

  • 22 de setembro - sábado

Oficina temática Descobrindo o Mundo Encantado da Arte

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 14h

  • 23 de setembro - domingo

Dia de Brincar no Museu

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 10h

Música no Parque - Joãozinho da Percussão e convidados

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 16h

  • De 24 de setembro a 8 de outubro

Museu vai à Escola - Abertura da exposição do artista Hipólito Caron - 150 anos de nascimento

Local: Escola Municipal Cecília Meireles - 9h

  • De 25 de setembro a 25 de novembro

Abertura da exposição Cores do Parque por Cerezo

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 8h

  • 26 de setembro, quarta-feira

Yoga para os olhos - oficina direcionada para pessoas da terceira idade

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 9h

  • 27 de setembro, quinta-feira 

IV Encontro de Educadores

Local: rua Dom Pedro II, 350 - Mariano Procópio - 9h e 14h

  • 28 de setembro - sexta-feira

Palestra Ações educativas como práticas inclusivas em Museus- com a historiadora Janaina Mello, do Museu de Arte do Rio

Local: rua Dom Pedro II, 350 - Mariano Procópio - 14h30

  • 29 de setembro - sábado

Baú de Leituras - para crianças entre 6 a 11 anos

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 14h

Expedição Fotográfica

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 8h

Música no Parque - Juiz de Fora em Serenata

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 16h

  • 30 de setembro - domingo

Projeto Música no Parque - com o Quinteto São do Mato

Local: Parque do Museu Mariano Procópio - 16

Os textos são revisadoa por Mariana Benicá

ACESSA.com - Museu Mariano Proc?pio recebe a 6? Primavera dos Museus