• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Festcoros reúne mais de 20 corais do Brasil e do exterior em JF

    Durante seis dias vão ocorrer apresentações gratuitas de grupos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e também da Itália e Peru

    Andréa Moreira
    Repórter
    21/9/2012
    Coral Ensamble Vocal Cuzco

    Juiz de Fora vai sediar a partir da próxima segunda-feira, 24 de setembro, a 18ª edição do Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora (Festcoros). O evento contará com a participação de 23 corais de Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro, além de apresentações internacionais do Peru e da Itália (confira a programação).

    De acordo com a assessoria do evento, nas edições anteriores, o festival já contou com a participação de corais da Itália, Portugal, Japão, Estados Unidos, Eslováquia, Lituânia, Egito, Chipre, Costa Rica, Equador, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Argentina. Já no território nacional, o evento já teve a presença de corais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais e do Distrito Federal.

    Para o diretor do Festcoros, maestro Domício Procópio, os corais Coro Cima Tosa, da Itália e Ensamble Vocal Cuzco, do Peru irão proporcionar um ganho de conhecimento para os brasileiros. "O coral italiano acaba de ser premiado em um dos maiores eventos de corais da Europa, então, podemos deduzir que ele terá muita coisa para passar para nós. Já o grupo peruano, apresenta-se pela primeira vez no país, isso faz com que os laços latino-americanos sejam cada vez mais fortes."

    O maestro também ressalta que o festival irá contar com a presença de grandes grupos nacionais. "Há muitos anos que tento trazer o coral militar Vozes do Forte, do tradicional Forte de Copacabana, para se apresentar, pois considero o trabalho deles muito interessante, devido à voz marcante dos componentes. Este ano ainda teremos a apresentação do coral Vozes da Globo, da Central Globo de Produções, do Rio de Janeiro; e o Coral da Associação dos Funcionários da Universidade de Brasília (UNB), que também se destacam neste meio." O diretor do festival destaca que a região contará com corais das cidades de Andrelândia, Conselheiro Lafaiete e, claro, de Juiz de Fora.

    O evento ocorre até o dia 29 de setembro, com apresentações gratuitas nos teatros, igrejas, universidade, escolas e centro comercial de Juiz de Fora. "Também teremos espetáculos nas cidades de Maripá, Argirita e Araguari," explica Procópio.

    O diretor do Festcoros destaca que cerca de 20 mil pessoas devem assistir às apresentações durante os seis dias de festival. "Esperamos que nestes dias as pessoas consigam apreciar estes belos espetáculos de cultura e qualidade de vida."

    O festival

    O Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora tem a direção artística do maestro Domício Procópio e é organizado pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora, sociedade civil, sem fins lucrativos, sob a presidência da professora Cirinéia Xavier. O evento tem como objeto social a promoção e difusão da arte e da cultura através do estímulo à prática do canto coral, bem como a divulgação do município de Juiz de Fora.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.