Sexta-feira, 31 de agosto de 2012, atualizada às 18h20

JF Sabor vai movimentar a cidade até outubro. Evento será competitivo

Da Redação
JF Sabor

Com o tema Sabores da Memória, a 12ª edição do JF Sabor terá início a partir desta terça-feira, 4 de setembro, e traz uma novidade este ano: a competitividade. Além de experimentar os pratos que serão apresentados, os clientes poderão compartilhar sua opinião. O evento gastronômico segue até o dia 14 de outubro em estabelecimentos associados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) regional de Juiz de Fora.

A competição testará a criatividade dos chefs, onde serão avaliadas a apresentação do prato e a harmonização. O concurso será dividido nos seguintes segmentos: bares/botecos, lanchonetes/fast foods e restaurantes/bistrôs, que concorrem ao título de melhor tira-gosto, melhor lanche e melhor prato, respectivamente. Ao todo, 60 estabelecimentos estão inscritos e 54 pratos foram criados exclusivamente para o festival.

Os clientes que forem até os estabelecimentos participantes e experimentarem o prato inscrito no JF Sabor, deverão preencher o cupom e depositá-los em uma urna da Abrasel, no próprio local. Além do voto popular, o concurso terá um júri técnico composto por três profissionais da área da gastronomia. O resultado será divulgado durante o evento de encerramento do festival, no dia 17 de outubro, no Morro do Imperador.

Programação

Além do festival gastronômico, o JF Sabor conta com eventos paralelos até o dia 29 de setembro. Confira abaixo.

  • Ação Promocional – Um dia para ficar na memória:

1º de setembro, 12h, Praça João Pessoa (em frente ao Cine Theatro Central) - Uma ação promocional vai premiar a população com uma série de vouchers para degustação dos pratos oferecidos.

  • Exposição fotográfica

10 a 22 de setembro, Praça João Pessoa (em frente ao Cine Theatro Central) - Imagens do fotógrafo Kempton Vianna vão expor pratos de outras edições do festival. A exposição, realizada em tecido, no tamanho 1,0 x 1,5m, vai ser instalada em frente ao Cine Theatro Central, mostrando o potencial gastronômico local.

  • Deguste JF

22 de setembro, 10h às 16h, Praça Antônio Carlos - Estabelecimentos participantes do festival comercializam miniporções dos pratos e sobremesas, a preços simbólicos, com o intuito de popularizar a gastronomia.

  • JF Sabor na Praça

20 e 21 de setembro, 14h às 21h, Praça Antônio Carlos - Durante os dois dias, a Praça Antônio Carlos vai sediar oficinas de gastronomia, promovidas pelo setor de alimentação fora do lar. O evento será finalizado com uma apresentação cultural.

  • Chopparatona

29 de setembro, a partir das 14h - Realizado em parcerias com atletas locais, a chopparatona é uma corrida de rua em que os participantes realizam paradas de cerca de 30 minutos em seis bares e restaurantes predefinidos. Os estabelecimentos funcionam como postos de hidratação, onde são servidos chopps. Durante o percurso, há sorteio de brindes e carros de som.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - JF Sabor vai movimentar a cidade at? outubro