Segunda-feira, 19 de novembro de 2012, atualizada às 12h40

Festival Primeiro Plano terá como foco a tecnologia digital. Evento começa na próxima semana


Da Redação
Filme O Próximo

Com foco na tecnologia digital e seus desdobramentos sobre o audiovisual, a 11ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades está cheia de novidades. A programação, que é totalmente gratuita, leva a Juiz de Fora uma série de filmes inéditos, sessões especiais e temáticas, mostras competitivas e oficinas, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro.

O festival ocupará quatro diferentes endereços. No Espaço Alameda de Cinema, acontecerão as mostras competitivas e as estreias no Centro Cultural de Benfica volta a integrar a agenda do evento, com exibição de filmes e sessão escola. Já a Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas abrigam as oficinas e debates.

Com 26 curtas, a Mostra Competitiva Nacional faz um apanhado da produção audiovisual de diretores estreantes de todo o país. Na Competitiva Regional, 24 produções locais mostram o trabalho de toda a Zona da Mata nas telonas. Nos dias seguintes às exibições, haverá debates com os realizadores e o público na Casa de Cultura.

O festival também traz estreias de longas-metragens que dificilmente seriam exibidos no circuito comercial da cidade. Um exemplo estará logo na noite de abertura do festival, que ocorre no próximo dia 26, no Alameda, e terá o longa argentino O estudante, de Santiago Mitre, premiado em diversos festivais ao redor do mundo. Na sessão, o público também assistirá ao quarto curta realizado pelo Incentivo Primeiro Plano, prêmio concedido à equipe do melhor trabalho universitário de Juiz de Fora, do ano anterior, O Próximo, de Yuri Westermann. Será exibido, ainda, o curta Fim de mês, do cineasta juiz-forano Nilson Alvarenga, produzido por meio da Lei Murilo Mendes.

Oficinas

O Primeiro Plano promove cinco oficinas profissionalizantes, como a de Coprodução, com o produtor argentino Alexis Trigo; Desenho de som, com Luiz do Carmo; Narrativas e suportes digitais, com o realizador Dellani lima; e o workshop laloca.art_deco@jf ministrado pelos professores Alfredo Suppia e Cícero Vilela, do Instituto de Artes e Design da UFJF. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através deste link.

Mercocidades

Na sexta-feira, 30 de novembro, a Mostra Mercocidades exibirá uma seleção de curtas chilenos, em parceria com a Associação de Curtametragistas do Chile – Acorch. Trazendo um panorama da produção audiovisual chilena, a exibição será às 17h, no Espaço Alameda.

O festival

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foi aprovado pelas leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. O evento é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Programação

  • Segunda, 26 de novembro

20h - Abertura

O próximo, de Yuri Westermann, Incentivo Primeiro Plano 4

Fim de mês, de Nilson Alvarenga

O estudante, de Santiago Mitre

  • Terça, 27 de novembro

15h - Sessão Escola

17h - Mostra Competitiva Regional

19h - Mostra Competitiva Nacional

21h - Estreia de longa Kátia, de Karla Holanda

  • Quarta, 28 de novembro

15h - Sessão Escola

17h - Mostra Competitiva Regional 

19h - Mostra Competitiva Nacional 

21h - Estreia do longa Elena, de Petra Costa

  • Quinta, 29 de novembro

15h - Sessão Escola

17h - Mostra Competitiva Regional 3

19h - Mostra Competitiva Nacional 3

21h - Estreia do longa Esse Amor que Nos Consome, de Allan Ribeiro

  • Sexta, 30 de novembro

15h - Sessão Escola

17h - Mostra Mercocidades de Curtas

19h - Mostra Competitiva Nacional 4

21h - Estreia do longa Sudoeste, de Eduardo Nunes

  • Sábado, 1º de dezembro

15h - Exibição de Incentivo Primeiro Plano 4 – O Próximo, de Yuri Westermann, e Nenhuma fórmula para a contemporânea visão do mundo, de Luís Alberto Rocha Melo

17h - Mostra Audiovisual de Juiz de Fora 1

19h - Mostra Audiovisual de Juiz de Fora 2

20h - Cerimônia de encerramento

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Festival Primeiro Plano ter? como foco a tecnologia digital