• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Segunda-feira, 19 de novembro de 2012, atualizada às 12h40

    Festival Primeiro Plano terá como foco a tecnologia digital. Evento começa na próxima semana


    Da Redação
    Filme O Próximo

    Com foco na tecnologia digital e seus desdobramentos sobre o audiovisual, a 11ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades está cheia de novidades. A programação, que é totalmente gratuita, leva a Juiz de Fora uma série de filmes inéditos, sessões especiais e temáticas, mostras competitivas e oficinas, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro.

    O festival ocupará quatro diferentes endereços. No Espaço Alameda de Cinema, acontecerão as mostras competitivas e as estreias no Centro Cultural de Benfica volta a integrar a agenda do evento, com exibição de filmes e sessão escola. Já a Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas abrigam as oficinas e debates.

    Com 26 curtas, a Mostra Competitiva Nacional faz um apanhado da produção audiovisual de diretores estreantes de todo o país. Na Competitiva Regional, 24 produções locais mostram o trabalho de toda a Zona da Mata nas telonas. Nos dias seguintes às exibições, haverá debates com os realizadores e o público na Casa de Cultura.

    O festival também traz estreias de longas-metragens que dificilmente seriam exibidos no circuito comercial da cidade. Um exemplo estará logo na noite de abertura do festival, que ocorre no próximo dia 26, no Alameda, e terá o longa argentino O estudante, de Santiago Mitre, premiado em diversos festivais ao redor do mundo. Na sessão, o público também assistirá ao quarto curta realizado pelo Incentivo Primeiro Plano, prêmio concedido à equipe do melhor trabalho universitário de Juiz de Fora, do ano anterior, O Próximo, de Yuri Westermann. Será exibido, ainda, o curta Fim de mês, do cineasta juiz-forano Nilson Alvarenga, produzido por meio da Lei Murilo Mendes.

    Oficinas

    O Primeiro Plano promove cinco oficinas profissionalizantes, como a de Coprodução, com o produtor argentino Alexis Trigo; Desenho de som, com Luiz do Carmo; Narrativas e suportes digitais, com o realizador Dellani lima; e o workshop laloca.art_deco@jf ministrado pelos professores Alfredo Suppia e Cícero Vilela, do Instituto de Artes e Design da UFJF. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através deste link.

    Mercocidades

    Na sexta-feira, 30 de novembro, a Mostra Mercocidades exibirá uma seleção de curtas chilenos, em parceria com a Associação de Curtametragistas do Chile – Acorch. Trazendo um panorama da produção audiovisual chilena, a exibição será às 17h, no Espaço Alameda.

    O festival

    O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foi aprovado pelas leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. O evento é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

    Programação

    • Segunda, 26 de novembro

    20h - Abertura

    O próximo, de Yuri Westermann, Incentivo Primeiro Plano 4

    Fim de mês, de Nilson Alvarenga

    O estudante, de Santiago Mitre

    • Terça, 27 de novembro

    15h - Sessão Escola

    17h - Mostra Competitiva Regional

    19h - Mostra Competitiva Nacional

    21h - Estreia de longa Kátia, de Karla Holanda

    • Quarta, 28 de novembro

    15h - Sessão Escola

    17h - Mostra Competitiva Regional 

    19h - Mostra Competitiva Nacional 

    21h - Estreia do longa Elena, de Petra Costa

    • Quinta, 29 de novembro

    15h - Sessão Escola

    17h - Mostra Competitiva Regional 3

    19h - Mostra Competitiva Nacional 3

    21h - Estreia do longa Esse Amor que Nos Consome, de Allan Ribeiro

    • Sexta, 30 de novembro

    15h - Sessão Escola

    17h - Mostra Mercocidades de Curtas

    19h - Mostra Competitiva Nacional 4

    21h - Estreia do longa Sudoeste, de Eduardo Nunes

    • Sábado, 1º de dezembro

    15h - Exibição de Incentivo Primeiro Plano 4 – O Próximo, de Yuri Westermann, e Nenhuma fórmula para a contemporânea visão do mundo, de Luís Alberto Rocha Melo

    17h - Mostra Audiovisual de Juiz de Fora 1

    19h - Mostra Audiovisual de Juiz de Fora 2

    20h - Cerimônia de encerramento

    Os textos são revisados por Juliana França

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.