• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 18 de junho de 2013, atualizada às 17h

    Festival Internacional de Música abre vagas em 37 cursos


    Da Redação
    promusica

    Entre os dias 14 e 28 de julho o Centro Cultural Pró-Música/UFJF recebe cerca de 700 alunos inscritos para 37 cursos do 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O evento que tem o maior departamento de música antiga do país este ano amplia sua oferta de cursos tradicionais com professores estrangeiros. Klaas van Slageren (trombone), Keith Allen Teepen (piano), Kayla Nelson (trompa), James Michael Hall (trombone), Katherine Nicole Blakey (clarineta), Ronnie Dale Ingle (trompete) e Stephanie Willow Patterson (fagote) chegam dos Estados Unidos para ministrar aulas no evento. Teepen, Ingle, Hall e Nelson, integrantes do Nightsons, apresentam-se para o público, no dia 20, às 18h, no Museu de Arte Murilo Mendes.

    Outra atração internacional é a presença do respeitado traversista francês Marc Hantai, que ministrará aulas, realizará master class nos dias 22 e 24, no Instituto Granbery, e fará apresentação solo no dia 23, às 20h30, na Igreja do Rosário. Os estudantes poderão frequentar, ainda, cursos de viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto e dança barroca e oficinas de prática de orquestra brasileira histórica e transcrição e edição de documentos antigos. Entre as opções também estão os instrumentos modernos e as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização.

    Além do master class internacional de música, o evento oferece palestras ministradas pelos professores Rodolfo Valverde, Luis Otávio Santos, Viviane Alves Kubo e James Hall. Na grade, há, ainda, os já tradicionais comentários didáticos realizados por Valverde antes de cada concerto da programação oficial.

    Nesta área, destaque para o alto nível de mais de 30 concertos vespertinos e noturnos, todos gratuitos, em teatros, igrejas, ao ar livre (Parque Halfeld e Concha Acústica da UFJF) e outros espaços públicos. Maior evento brasileiro inteiramente dedicado à música historicamente informada, o 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga reúne em Juiz de Fora (MG) formações consagradas no Brasil e no exterior, como Orquestra Sinfônica Heliópolis (concerto de abertura), Camerata Antiqua de Curitiba, Anima, Quaternaglia, Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (concerto de encerramento).

    Entre os pontos altos está a apresentação da Orquestra Barroca do Festival, dirigida por Luís Otávio Santos. Formada por músicos de consolidada carreira internacional, a orquestra faz mais um registro em CD da música barroca e colonial interpretada de forma historicamente correta. Luis Otávio Santos também realiza recital solo.

    Inscrições

    As inscrições podem ser feitas pelo o site do Pró-Música/UFJF até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os 150 primeiros inscritos têm direito a alojamento gratuito e os 200 primeiros recebem alimentação (almoço e jantar) sem custo, se solicitado na ficha de inscrição. A taxa é de R$ 140 por curso em pagamento com cheque nominal ao Centro Cultural Pró-Música ou depósito no Banco do Brasil (agência 0024-8, conta 6745-8). No caso do depósito, o comprovante deve ser remetido junto com a ficha de inscrição por e-mail (promusica@terra.com.br) ou fax (32) 3216-4787.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.